terça-feira, 10 de junho de 2014

Dilma e Lula desembarcam em Pernambuco na sexta


O desembarque da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula em Pernambuco, no próximo dia 13, envolve uma intensa agenda de eventos. De acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa, um dos articuladores da visita, a pauta é revestida de um grande simbolismo porque demonstra a prioridade política e administrativa que os dois atribuem aos pernambucanos.
Lula e Dilma estarão juntos para anunciar o apoio aos nomes do senador Armando Monteiro (PTB) e do deputado federal João Paulo (PT) ao Governo do Estado e ao Senado Federal, respectivamente. A presidenta deve chegar à base aérea do Recife no início da tarde da sexta-feira. De lá, segue para inaugurar a Via Mangue, obra de mobilidade urbana planejada na gestão de João Paulo à frente da Prefeitura do Recife e viabilizada com recursos do Governo Federal. Em seguida, às 16h30, Dilma participa da formatura de jovens profissionais qualificados pelo Pronatec. 
À noite, às 19h, ao lado de Lula, a presidenta estará no primeiro evento de grande significado político para a aliança PT-PTB em Pernambuco. Em uma plenária realizada pelos dois partidos, Lula e Dilma ungirão a chapa que traz Armando Monteiro e João Paulo nos postos majoritários de candidato a governador e a senador.
Em seguida, a presidenta e o ex-presidente serão homenageados em um jantar oferecido por Armando, às 21h, na própria residência do senador, para o qual foram convidadas algumas lideranças políticas do Estado. No sábado, Dilma vai a Caruaru, terra do governador João Lyra Neto (PSB), inaugurar o hospital Mestre Vitalino. “A agenda de Dilma e de Lula é o reflexo do peso político que Pernambuco tem para os nossos governos”, explicou Humberto.
Informações da Assessoria

Inscrições para as 115 mil bolsas do Prouni começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (9) e vão até as 23h59 de quarta-feira (11), pelo site do programa. São oferecidas 115.101 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior que podem ser consultadas no site do Prouni.
O número de bolsas é 28% maior do que na edição do meio do ano de 2013, quando 90.045 bolsas foram oferecidas. Do total da oferta neste ano, 73.601 são integrais e 41.500, parciais. A primeira chamada do Prouni será divulgada no dia 15 de junho, e os candidatos aprovados terão entre os dias 16 e 24 de junho para entregar, na própria instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar sua matrícula.
Como participar
Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e ter concluído o ensino médio integral ou parcialmente na rede pública, ou integral ou parcialmente na rede privada, desde que tenha recebido bolsa de estudos integral. A participação é vedada a quem já tem um diploma de curso superior.
Também se encaixam nos requisitos do Prouni os estudantes com deficiência e os professores da rede pública que atuem na educação básica. O Prouni tem duas modalidades de bolsa: a bolsa integral é indicada aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Os estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos podem concorrer às bolsas parciais de estudo.
Mais bolsas para administração
O curso com maior oferta de bolsa é o de administração (13.168), seguido pelo direito (7.887) e a pedagogia (7.725). O curso de engenharia civil, considerado estratégico pelo governo federal, está em sexto lugar, com 3.651 ofertas de bolsa.
No total, considerando todos os cursos de engenharia, foram ofertadas 12.362 bolsas, um crescimento, segundo o Ministério da Educação, de 93% em relação ao ano passado, quando foram oferecidas 6.401 bolsas. De acordo com Paim, esse aumento das ofertas está de acordo com a maior quantidade de oportunidade de emprego nessa área, em comparação com outros setores.

Vinda de Lula e Dilma esvazia última plenária do Pernambuco 14

O ato político que marcará o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, ambos do PT, à candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo de Pernambuco na sexta-feira (13) vai esvaziar a última plenária do Pernambuco 14, marcada para esta segunda (9), às 18h30, no Colégio Vera Cruz, nas Graças.
O projeto busca levantar propostas para compor o programa de governo do PTB. Inicialmente pensada para ser o primeiro grande ato da campanha no Recife, o encontro agora tem previsão de atrair apenas 600 pessoas; público bem menor do que o atingido em algumas cidades do interior. A prioridade do PTB agora é inflar o ato com os presidentes, na sexta.
Se por um lado o encontro vai concentrar menos gente, por outro ele vai ganhar um caráter mais programático. Um grupo de especialistas está sendo mobilizado e a ideia é colher ainda mais contribuições para a composição do plano de governo, ainda sem data de lançamento.
Outro diferencial do evento é com a mobilidade. Como a plenária ocorre em horário de pico, em plena Avenida Rui Barbosa, o PTB está incentivando os convidados a utilizarem meios de transporte alternativo, como a bicicleta, ou estacionar o carro à distância e ir até o local a pé. Na sexta, Armando recebe o apoio de Lula e Dilma na casa de recepções Rose Beltrão, em Apipucos. O espaço fechado, localizado na Avenida Dois Irmãos, tem mil metros quadrados e já foi o ateliê do artista plástico Murillo La Greca. O salão tem capacidade para 1.300 convidados sentados, ou 2.500 em pé.
A cerimônia deve ter os últimos detalhes definidos nesta segunda, mas a expectativa do PT é de ter lotação máxima. Em síntese, o encontro deve ser composto por discursos, mas ainda não está certo se oficialmente será um ato da pré-campanha de Armando ou de Dilma. Antes do evento político, a presidente terá duas agendas oficiais no Recife. Às 14h30, inaugura a Via Mangue, após dificuldade de data com a Prefeitura do Recife e boatos de que adversários organizavam uma vaia.
Em lugar ainda não definido, Dilma participa da formatura de uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), às 14h30. Por volta das 21h, depois do palanque, janta na casa de Armando Monteiro.
Blog de Jamildo

Nenhum comentário: