terça-feira, 10 de junho de 2014

Ex-governador Marcello Alencar morre no Rio, informam deputados










O governador do Rio de Janeiro, Marcello Alencar (Foto: Beth Santos/Folhapress)
O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, de 88 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (10), como informou o Bom Dia Rio. Segundo informações do deputado federal Otávio Leite (PSDB), Marcello Alencar morreu em casa, por volta das 4h20, por complicações de saúde causadas por três AVCs. Ele morava em São Conrado, Zona Sul do Rio.Alencar foi advogado de presos políticos e está entre os oito parlamentares que perderam o mandato entre 1966 e 1969, após o AI5 (Ato Inconstitucional Número 5), que suspendeu garantias constitucionais durante a ditadura militar. Em cerimônias em 2012, ele recebeu simbolicamente o mandato de volta no Senado e na Câmara. 

Marcello Alencar governou o Rio de 1995 a 1999. Ele também foi senador pelo antigo estado da Guanabara e prefeito do Rio em duas ocasiões. O ex-governador também foi presidente do PSDB do Rio por duas vezes; o primeiro mandato de 1993 a 1995, e o segundo de 2001 até 2005.

A morte foi confirmada pelo deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e presidente estadual do partido, em sua conta no Facebook. "É com pesar que informo a morte do ex-prefeito do Rio e ex-governador Marcello Alencar, aos 88 anos, na madrugada desta terça-feira. Tinha Marcello Alencar como um honrado e respeitado homem público, além de grande líder. Meus pêsames à família e aos muitos amigos que deixa", escreveu o parlamentar.

Posteriormente, em entrevista ao G1, Luiz Paulo lembrou que Alencar era presidente de honra do PSDB, e que mesmo adoentado, sem poder se locomover, se mantinha lúcido e atuante nas decisões políticias do partido.

"Ele foi uma referência política muito importante, em especiale intensamente para mim, que fui seu vice-governador e secretário de obras, quando ele foi prefeito. Sempre o visitava para conversar e ele gostava de se manter atualizados sobre as questões políticas", disse Luiz Paulo.

O velório de Alencar, segundo Luiz Paulo, está marcado para às 9h de quarta-feira (11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Fonte: G1

Fortaleza-CE: População se mobiliza para decorar ruas para a Copa









População se mobiliza para decorar ruas para a Copa (Foto: Diário do Nordeste)
Às vésperas da abertura da Copa do Mundo no Brasil, famílias e vizinhos encontram-se em suas ruas para finalizar a ornamentação para o mundial. Munidos de tintas, bandeiras, cola e fitas, eles organizam a torcida pela seleção brasileira, dividindo-se entre equipes e cotas.

No bairro Jardim Iracema, as ruas estão cobertas de bandeiras verdes e amarelas. Na Rua da Misericórdia, a montagem começou no último sábado, com a participação de cerca de 20 famílias. Segundo o morador Mairton Pinto, que está na equipe organizadora, até a semana passada, os vizinhos estavam em um impasse, se iriam ou não aderir à ornamentação.

"Em reunião, decidimos por decorar com bandeiras, faixas e pinturas. Mas, além disso, esse tipo de trabalho coletivo é necessário aqui na nossa região, em razão da violência. A Copa tem esse poder de mobilização e os moradores estão unidos, isso é o mais legal", afirma.

Além da torcida, Mairton encontrou a oportunidade de gerar renda para sua família. Desempregado, ele organiza um espaço ao lado de casa para exibir os jogos em um telão e vender bebidas e comidas. A festa também contará com sorteio de brindes, oferecidos pelos comerciantes da região, e disponibilizará um espaço infantil, com pula-pula e piscina de bolas.

Já na Travessa Almeida, no bairro Antônio Bezerra, desde o anúncio da Copa no Brasil, os vizinhos estavam decididos a seguir a tradição. O servidor da perícia forense Paulo Góis é quem se responsabiliza por organizar a decoração, que envolve pintura de muros e distribuição de bandeiras pela rua. Segundo ele, a cota foi de R$10,00 a R$ 20,00 para as mais de 70 casas do entorno. "Primeiro, arrecadamos o dinheiro. Depois, teve a tarefa de cortar tudo e, por último, a gente sai pendurando, que é o mais trabalhoso. Mas tem sempre uma média de oito a dez pessoas trabalhando", explica.

Força-tarefaNa Rua Cuiabá, bairro Henrique Jorge, a vizinhança improvisou um bloqueio na manhã de ontem, para finalizar a ornamentação iniciada na última sexta-feira. A bandeira do Brasil estampava tanto as paredes como o asfalto, assim como o mascote Fuleco e frases de incentivo à seleção brasileira. Pais, filhos e vizinhos formavam a força-tarefa, sob comando do morador e comerciante Júlio César Rocha.

Para estimular a comunidade, a Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo (Acem) premiará as duas ruas mais criativas de suas localidades. Durante a fase classificatória, a proposta é concentrar a transmissão dos jogos a partir das ruas campeãs, com sorteio de prêmios para os moradores, embalado pelo bloco de pré-carnaval "Sai na Marra".

Para quem ainda vai enfeitar a via, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informa que está liberada a ornamentação de ruas e avenidas durante a Copa do Mundo, desde que a intervenção seja uma manifestação cívica, não contendo publicidades. A restrição é apenas para a pintura de árvores e de postes de iluminação pública.

Já a Companhia Energética do Ceará (Coelce) orienta para alguns cuidados com a rede elétrica. Sugere evitar usar a fiação dos postes como ponto de sustentação para as bandeirinhas e fitas, mas amarrá-las de um poste para o outro. A companhia também alerta para os cuidados com fogos de artifício. A recomendação é soltar os fogos longe da rede elétrica, para evitar danos à rede elétrica, falta de energia e até incêndio.

Fonte: Diário do Nordeste

Ceará registra 31 assassinatos neste fim de semana









Em Fortaleza, foram 12 assassinatos, de sexta-feira, 6, até domingo, 8. Já o interior do Ceará teve 13 homicídios e a Região Metropolitana seis (Foto: Ilustrativa)
Uma média de 10,4 pessoas foram assassinadas por dia neste fim de semana, em todo o Ceará, conforme dados dos boletins da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Comando de Policiamento no Interior. Somente em Fortaleza, foram doze assassinatos, de sexta-feira, 6, até domingo, 8. O Interior teve treze homicídios e a Região Metropolitana seis.

O dia mais violento na Capital foi domingo, 8, em que seis pessoas foram assassinadas, nos bairros Edson Queiroz (rua Francisco Cavalcante), Álvaro Weyne (rua José Ailton Cavalcante), Barroso (avenida Presidente Costa e Silva), Padre Andrade (rua Raimundo Bizarria), Siqueira (Jardim Jatobá – dois crimes. No sábado, 7, foram quatro assassinatos em Fortaleza, nos bairros Ancuri (rua Babilônia, com vítima adolescente), Passaré (dois casos – na rua N e rua do Matadouro) e Mondubim (rua Cinco). 

A última sexta-feira, 6, teve o registro de dois assassinatos na Capital, nos bairros Edson Queirós (rua Joaquim Tabelião Coelho) e Papicu (na avenida Engenheiro Santana Júnior, com vítima adolescente). Na Região Metropolitana, foram quatro homicídios na sexta, nos municípios de Itaitinga (barrocão), Caucaia (no Cauípe), Maranguape ( rua maria Vieira de Sousa) e Aquiraz (na Prainha). Outras duas pessoas foram mortas no sábado, 7, em Guaiúba (na CE-060) e, novamente, em Caucaia (no Cauípe).

Balanço foi inferior ao do último fim semana, em que 33 pessoas foram assassinadas no Ceará.

Interior

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou treze homicídios neste fim de semana. O dia mais violento no interior do Ceará foi domingo, 8, em que sete pessoas foram mortas. Sexta-feira, 6, e sábado, 7, registraram três assassinatos, em cada dia.

Serviço

Acesse os relatórios de homicídios no link.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: