terça-feira, 17 de junho de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Cinco homicídios no Cariri de um total de oito mortes violentas


Demontier Tenório///(Foto: Chinês/Agência Miséria)
Marquinhos foi morto a pauladas em Barbalha e Wellington a tiros em Juazeiro (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Subiu de sete para oito o número de mortes violentas na comparação dos dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste foram cinco homicídios, duas vítimas de quedas e uma morte no trânsito. Os corpos necropsiados no IML (Instituto Médico Legal) vieram de Jardim, Mauriti, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Barbalha, Lavras da Mangabeira, Santana do Cariri e Crato. De acordo com levantamento do Site Miséria, uma morte ocorreu na sexta, outra no sábado e cinco neste domingo.

No final da tarde de sexta-feira o corpo do agricultor Cícero Parente de Souza, de 33 anos, que residia no Sítio Serra Taquari em Jardim, foi encontrado perto de um barreiro sem água quase às margens da estrada vicinal de acesso à localidade e nas imediações de sua casa. A vítima apresentava lesões a pauladas na cabeça e, por volta das 10 horas de sábado, a polícia prendeu dentro de um matagal o também agricultor Arizinho Francisco dos Santos, de 38 anos, residente na mesma localidade, que assumiu o crime afirmando que se deu durante bebedeira e uma discussão banal.

A única morte violenta de sábado ocorreu por volta das 10 horas quando a aposentada Raimunda Furtado de Lacerda, de 73 anos, morreu em um dos leitos do Hospital Santo Antonio de Barbalha. Ela residia no Sítio Fabrício na zona rural de Mauriti em cuja localidade foi vítima de uma queda e sofreu traumatismo craniano, sendo socorrida ao hospital, onde faleceu.

Por volta das duas horas da madrugada deste domingo o jovem José Wellington Alves Silva, de 25 anos, que residia na Rua Ladislau de Arruda Campos, 1617 (Triângulo) em Juazeiro, foi morto com três tiros na cabeça e nas costas. Populares avisaram à polícia sobre estampidos de arma de fogo na Rua Delmiro Gouveia, imediações do Hiper Bompreço (Santa Tereza), mas já encontraram o rapaz sem vida. Ele não tinha passagens pela polícia e o caso está envolto em mistério.

Às cinco da madrugada Cícero Sebastião Mascarenhas Rocha, de 20, o “Rochinha”, que residia na Rua Manoel Inácio de Lucena, 467 no Centro de Brejo Santo, morreu em conseqüência de um acidente de trânsito. Existem informações que ele ia apanhar leite em uma propriedade quando trafegava em sua moto Honda Bros pela BR-116 e pode ter sido abalroado por um carro não identificado na traseira do seu veículo tendo caído na rodovia federal. O corpo foi encontrado ao lado da moto e o capacete nas imediações.

Por volta do meio dia o pedreiro Francisco Aurélio Bezerra Soares, de 31 anos, que residia no Sítio Boa Vista em Santana do Cariri, foi morto perto da Capela de Santa Luzia na zona rural daquele município. Ele estava em um Fiat Uno Mille vermelho e bebia com o vereador Antonio Fernandes Freitas, de 36, presidente da Associação de Transportes Alternativos, e Divaldo Pereira da Silva, moradores da mesma localidade, e o autor do crime “Gabriel de Rita”, que reside no Distrito de Aratama em Assaré. Os quatro estavam no Bar do Sítio Boa Vista quando decidiram ir ao Sítio Sobradinho e houve uma discussão. Gabriel saiu e retornou com uma espingarda e uma faca, encontrando Aurélio deitado no banco do carro quando não só atirou como o esfaqueou, fugindo em seguida.

Às 15 horas Antonio Paulino de Souza, de 29, que residia na Rua Mônica Paz, 100 (Bairro Casas Populares) em Lavras da Mangabeira, foi morto com três tiros. Ele cumpria pena por tráfico de drogas em regime semi aberto e estava em sua residência quando foi atraído por um desconhecido até um espaço perto de casa. Familiares ouviram apenas os estampidos de arma de fogo e, ao se aproximarem, já o encontraram morto. No dia 10 de agosto de 2011, ele havia tentado o suicídio com uma corda na cadeia pública de Lavras quando foi socorrido ao hospital.
Corpo de Marquinhos foi encontrado em local ermo na zona rural de Barbalha (Foto: Chinês/Agência Miséria)

Por volta das 16 horas ainda deste domingo, no Sítio Crioulos na zona rural de Barbalha, foi encontrado o corpo de Antonio Marcos dos Santos Guerra, de 23 anos, apelidado por Marquinhos, que residia na Vila São João do Sítio Brejinho naquele município. Segundo o pai dele, José Neto Guerra, o filho tinha saído na noite de sábado para participar dos festejos em honra ao padroeiro da localidade e não mais retornou.

O mesmo ainda foi visto por volta das duas horas da madrugada de domingo por alguns amigos. O corpo apresentava ferimentos a pauladas e afundamento craniano, sendo localizado por moradores do Sítio Santa Cruz que adentraram o mato perto de uma estrada vicinal de pouco tráfego para cortar um pau. De acordo com familiares, ele teria se envolvido em uma briga há 15 dias no Distrito de Missão Nova em Missão Velha.

Por volta das 23h30min na Rua Bruno de Menezes, 280 (Bairro Alto da Penha) em Crato, Antonio Marcos Pereira Alves, de 41 anos, ali residente, tentava arrombar sua casa para entrar no que era impedido por parentes e terminou fugindo ante a chegada da polícia. Meia hora depois, os PMs souberam que Antonio Marcos estava caído e com hematoma na cabeça tendo sofrido traumatismo craniano. Segundo familiares, Marcos tinha voltado a insistir no acesso quando caiu da escadaria e bateu a cabeça no solo. Os irmãos dele, Rogério e Reginaldo foram levados à Delegacia para dar esclarecimentos.

Chineses são condenados à morte por ataque na Praça da Paz Celestial









O acidente em outubro passado matou cinco e deixou outras 38 pessoas feridas. (Foto: Reuters)
Três pessoas foram condenadas à morte na China, acusadas de terem planejado um ataque na Praça Celestial em Pequim outubro do ano passado, quando um carro avançou contra um grupo de turistas e pegou fogo, matando cinco pessoas.

Segundo a mídia estatal local, os homens foram condenados no tribunal da província de Xinjiang por "ataque terrorista violento".

Três pessoas que estavam dentro do carro e dois turistas na praça, um chinês e um filipino, foram mortos no ataque, que ainda deixou 38 pessoas feridas.

Pelo menos dois dos acusados eram membros da etnia muçulmana uigur, que Pequim acusa de estar promovendo uma campanha separatista violenta.

A agência de notícias oficial Xinhua disse que os três homens, Husanjan Wuxus, Yusup Umarniyaz e Yusup Ahmat, foram considerados culpados por "organizar e liderar um grupo terrorista e colocar em perigo a segurança pública com métodos perigosos."

Outros cinco receberam sentenças de prisão por ´fazer parte de um grupo terrorista´ e ameaçar a segurança.

Separatismo

Na época do incidente, representantes do governo disseram que se tratou de um ataque suicida deliberado. Havia informações também de que a polícia estava perseguindo o carro antes da batida.

Autoridades responsabilizaram uigures por vários ataques em toda a China neste ano. Líderes uigures se dizem vítimas de repressão sistemática pelo governo, mas negam estar coordenando uma campanha terrorista.

Na tarde de domingo, três homens segurando facas entraram em um salão de jogos em Hotan, na província de Xinjiang, e atacaram um grupo de pessoas jogando xadrez no domingo à tarde. Quatro pessoas ficaram feridas.

Dois dos agressores morreram quando confrontados por policiais armados, e o terceiro foi preso.

Além deste ataque, Pequim também culpou separatistas uigures por atentados nas estações de trem em Urumqi e Kunming.

Campanha antiterrorista

Em maio, ao menos 31 pessoas morreram e mais de 90 ficaram feridas quando dois carros se chocaram em um mercado em Urumqi, lançando explosivos sobre a multidão.

Desde então, as autoridades aumentaram a segurança em Xinjiang and lançaram o que chamam de uma "campanha antiterrorista". A agência Xinhua disse que a polícia em Xinjiang está oferencendo recompensa de até 30 mil yuan (cerca de R$ 10,500) aos cidadãos que "entregaram armas, explosivos ou fornecer informações".

Agências de notícias informaram que oficiais receberam, até o momento, mais de 300 informações do público e detiveram 60 pessoas.

Fonte: G1, com BBC Brasil


Nenhum comentário: