Foto: Bruno Gomes
Dezenove presos escaparam, na madrugada de ontem, da Casa de Privação Provisória da Liberdade III (CPPL III), situada no Município de Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). Até a noite passada, seis deles haviam sido recapturados. A Polícia Militar e a Secretaria da Justiça (Sejus), através do seu Núcleo de Inteligência e do Grupo de Apoio Penitenciário (Gape), trabalham juntos na tentativa de localizar os demais foragidos.
Esta foi a terceira fuga na mesma unidade carcerária no período se sete meses. A primeira aconteceu no dia 13 de junho do ano passado, quando dez detentos escaparam do local. No dia 26 de dezembro, outros 17 presidiários também conseguiram deixar a Casa de Custódia.
Na madrugada de ontem, a cena se repetiu. Com a ajuda de bandidos que estavam do lado de fora da CPPL, os 19 presos escaparam através de um túnel. Houve muitos tiros disparados das cercanias em direção aos PMs da guarda externa.
Segundo o subtenente PM Wellington, comandante do Pelotão de Policiamento de Itaitinga, pelos buracos que ficaram nas guaritas da CPPL, ficou evidenciado que os criminosos que atiravam usavam armas de grosso calibre. "Eles podem ter usado fuzis AR-15 ou de calibre 5.56. Ainda bem que nenhum colega ficou ferido", afirmou o PM Wellington à Reportagem.
Logo após a fuga, várias patrulhas da Polícia Militar foram acionadas para o local e as buscas tiveram início imediato, no sentido de recapturar os fugitivos. Por volta de 9h30, uma patrulha da 3ª Companhia do 6º BPM avistou vários homens sem camisa dentro do Astra prata de placas MXY-1234, licença de Maracanaú, trafegando na Rodovia Edson Queiroz (CE-350), que liga Itaitinga a Pacatuba.
Os policiais fizeram sinal para que o motorista parasse, porém ele empreendeu mais velocidade, dando início à perseguição que terminou com a prisão de dos ocupantes, todos eram foragidos da CPPL III. Dentro do veículo, foi encontrada uma espingarda socadeira.
Identificados
Dentro do táxi foram localizados os seguintes detentos, Tobias Alves de Assunção Filho, o ´Xará´; Emerson Leal da Silva, Francisco das Chagas Costa do Nascimento, Paulo Roberto Pinto de Oliveira, Rafael Evangelista e Reginaldo José Pereira Félix, conforme informou a Sejus. O carro era guiado por um homem identificado por Emanuel Alves Simão, que, apesar de não ser foragido da CPPL, tem ficha criminal. Durante a tarde as buscas tiveram prosseguimento, mas não houve novas recapturas. Segundo a Sejus, atualmente, há 1.058 presos na CPPL. Os foragidos escaparam por um túnel de cerca de 15 metros, que começava na cela 14 da ´Vivência´ B.
Balanço
19 detentos conseguiram escapar da Casa de Privação Provisória da Liberdade (CPPL III). Até a noite passada, apenas seis haviam sido recapturados pela Polícia Militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário