Fonte: Miséria Foto: Arquivo
Um dia de intensa movimentação. A tradição de ir ao Horto do Padre Cícero na Sexta-Feira da Paixão se repete a cada ano, com a "Via Crucis" do romeiro. São milhares de fiéis que saem de casa ainda de madrugada e percorrem, a pé, dezenas de quilômetros, num gesto de sacrifício para lembrar um pouco do que sofreu Jesus. A maior parte dos peregrinos sobe pela estrada velha, onde há várias representações, em quadros de concreto, da crucificação de Jesus.
A visita se estende também ao Santo Sepulcro, a cerca de 3Km da estátua do Padre Cícero. Os quadros das 15 estações que formam a Via-Sacra e mais o grande quadro da Ceia Larga ao lado do monumento.
Segundo o administrador da área do Horto, Padre José Venturelli, 95% dos participantes da romaria da Sexta-Feira Santa são de pessoas da própria região. Ele afirma que apenas 5% são de fiéis de outros Estados do Nordeste. Ao chegar, o momento de oração é dedicado a Jesus e ao "Padim".
O padre afirma também, que a tradição também é caracterizada como o dia de maior movimentação no Horto. A romaria de novembro, maior do ano, não chega a ser intensa. A segurança foi reforçada no local, com a presença da Guarda Municipal, polícias Militar, Civil e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O administrador do Horto, disse ainda que a movimentação começou a ficar intensa já por volta das 5 horas.
Uma portaria proíbe a venda de bebidas alcoólicas, mesmo o tradicional vinho. É que em anos anteriores, a venda de bebida alcoólica ocasionou vários problemas e também críticas por conta de ser um local sagrado e de peregrinação dos romeiros. Logo no início da subida a altura da Areia grossa, desde as 22 hs de ontem (05) a policia militar sob o comando co Coronel Macedo, formou uma barreira com cones e policiais suficientes para impedir a subida de pessoas que estivessem com garrafas de vinho e outros tipos de bebida alcoólica.
Segundo o secretário de Turismo e Romaria da cidade, José Carlos dos Santos, todo o esquema de organização foi montado para receber romeiros de todos os Estados do Nordeste e da própria região.
De acordo com José Carlos, em todas as igrejas da cidade serão realizadas durante todo dia de hoje, celebrações, como parte da programação católica para este período. Para facilitar o acesso à colina, ele disse que foi elaborado um plano de trânsito. Já a partir de hoje, proíbe-se a subida e descida de veículos de grande porte como os caminhões e os ônibus, até por uma questão de segurança devido ao grande número de fiéis que decidem subir a ladeira velha na sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário