`Tufão´ apareceu em propaganda (Foto: Reprodução)
Murilo Benício aparece para os internautas em vídeo com uma expressão, a
priori, indignada. Ele reclama que passou os últimos meses sendo `o
último a saber das coisa´, enquanto o Brasil inteiro já sabia. Murilo
ali é Tufão, da novela global Avenida Brasil, ainda que não precise se
identificar. “Mas agora não tem mais isso, não”. Com o celular na mão,
abre um sorriso: “Tou na internet todo dia, toda hora”, diz para a
propaganda “Vivo sempre internet”, da operadora telefônica Vivo.
Esse comercial foi retirado do ar por decisão liminar emitida pelo
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Isso
porque a rede Globo ingressou com uma representação contra a propaganda,
por não autorizar o uso de suas criações em publicidade de terceiros. A
peça não será exibida novamente até que o processo seja julgado, o que
deve acontecer até o fim de novembro.
O Conar tem tentado combater a publicidade enganosa ou abusiva, que
cause constrangimento ao consumidor ou a empresas, bem como visa a
liberdade de expressão comercial, sendo acionado por qualquer pessoa.
Processos
Com a participação da sociedade, o Conar instaurou 325 processos em
2011, que vão contra propagandas com referências negativas ligadas aos
temas sustentabilidade, responsabilidade social, direitos autorais.
Para o publicitário Paulo Fraga, da Íntegra Comunicação, é uma
iniciativa legítima “de uma sociedade que prova ser adulta,
participativa e que sabe se posicionar para a publicidade. Ela traz a
oportunidade para que se discuta sobre o tema, sem brigar”. Mas em
contraposição, Fraga lamenta que os excessos de queixas, podem acaba por
endurecer as provocações emocionais das propagandas.
“Sinceramente as pessoas estão ficando muito serias, muito chatas. A
propaganda é uma `rarefação´ da realidade, não é jornalismo. Sempre
haverá texto mau escrito, propagandas pejorativas, como haverá
propagandas muito bem construída através de ironia. Retirar o humor, a
ironia, o sarcasmo é limitar a atividade”, defende.
Na visão do publicitário Renato Ribeiro, “o que se tem visto
ultimamente, é uma falta de noção, tanto do lado das “queixas”, quanto
do lado da publicidade veiculada. “Hoje, por muito pouco, aciona-se o
Conar”, defende.
Saiba mais
Segundo Conar, outro tema que sensibiliza bastante os consumidores são
propagandas que tratam de forma desrespeitosa os animais. O Conar
recebeu reclamação de cerca de 140 consumidores, considerando um anúncio
constrangedor, de mau gosto e desrespeitoso para com os animais: Um
display no hall de entrada de um shopping center, em São Paulo, simula o
que seria uma grelha giratória assando o dorso de um cavalo. A peça
publicitária promove série a ser exibida pelo canal de TV por
assinatura.
Fonte: O Povo
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