
Benito Muros diz que, junto a um grupo de engenheiros internacionais,
desenvolveu a tecnologia e a fórmula para fabricar uma linha de
iluminação aplicada à tecnologia LED que dura toda a vida, isto é,
lâmpadas que a um custo de 37 euros (100 reais) e com 25 anos de
garantia não queimam nunca.
A lâmpada criada pela OEP Electrics responde à necessidade atual de um
compromisso com o meio ambiente. Ao durar tanto tempo, não gera resíduos
ao mesmo tempo em que permite uma poupança energética de até 92% e
emite até 70% a menos de CO2.
Mas, ao que parece, a indústria de produtos elétricos não está muito
contente com a descoberta. Benito Muros diz que está sendo ameaçado
devido a seu invento e inclusive afirma ter recebido ofertas milionárias
para retirar seu produto do mercado.
- "Senhor Muros, você não pode colocar seus sistemas de iluminação no
mercado. Você e sua família serão aniquilados", reza a denúncia que
Muros apresentou à Polícia, que apesar do medo não se covardou.
Para realizar sua pesquisa, Muros viajou até o parque de bombeiros de
Livermore (Califórnia), lugar no qual há uma lâmpada que permanece acesa
de forma ininterrupta há mais de 111 anos. Ali contatou com
descendentes e conhecidos dos criadores da lâmpada, já que não existia
documentação a respeito. Com esta informação conseguiu as bases para
começar sua pesquisa, cujo achado supõe um novo conceito de modelo
empresarial baseado na não obsolescência programada (nome dado à curta
vida de um bem ou produto que é projetado de forma que dure apenas por
um período reduzido).
O conceito de obsolescência programada surgiu entre 1920 e 1930 com a
intenção de criar um novo modelo de mercado, que visava a fabricação de
produtos com curta durabilidade de maneira premeditada obrigando os
consumidores a adquirir novos produtos de forma acelerada e sem uma
necessidade real.
Segundo a própria empresa, as lâmpadas e a luta de Benito Muros
respondem a um novo conceito empresarial, baseado em desenvolver
produtos que não caduquem, como aquelas geladeiras Frigidaire ou
máquinas de lavar Westinghouse que duravam a vida toda. Uma filosofia
empresarial mais conforme com nossos tempos, graças à comercialização de
produtos que não estejam programados para ter uma vida curta, senão que
respeitem o meio ambiente e que não gerem resíduos que, por vezes,
acabam desembocando em containers de lixo no terceiro mundo.
Ainda que não durem toda uma vida, é necessário ressaltar que algumas
marcas conhecidas já anunciam lâmpadas com longa duração, como 17 anos,
por exemplo. Golpe de marketing ou realidade?
Fonte: El Economista
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