Atualizado em
24/01/2013 19h47
Bairros de Jacareí sofrem com desabastecimento há dois dias.
Segundo a prefeitura, fornecimento completo será retomado nesta sexta.
Manifestante
chega à sede do SAAE de Jacareí nesta quinta-feira (24) enrolado em
toalha. Bairros sofrem com desabastecimento de água há dois dias. (Foto:
Reprodução/TV Vanguarda)
A tarde foi de protesto em frente à sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jacareí,
no interior de São Paulo. Um pequeno grupo esteve no local com cartazes
reclamando da falta de água que atinge o município nos últimos dias. O
manifestante Matheus Chamim estava enrolado em uma toalha e brincou com a
situação dizendo que ‘queria tomar banho’. "Nos precisamos tomar banho,
lavar nossa casa, precisamos lavar louça, nós precisamos de água",
disse Chamim.O abastecimento de água em Jacareí começou a ser normalizado nesta quinta-feira (24) após dois dias, mas ainda 20% dos bairros ainda estão com problema, segundo o SAAE. O desabastecimento começou na represa de Santa Branca. Primeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico autorizou que a administradora da represa diminuísse a quantidade de água que manda para o Rio Paraíba, para manter o bom funcionamento da usina.
Na tarde de quarta-feira, o Operador Nacional voltou atrás e determinou que a vazão aumentasse novamente. O nível do rio voltou ao normal e na manhã desta quina, a água já havia retornado a alguns bairros, incluindo o centro da cidade, que passou um dia inteiro sem abastecimento. Quarenta bairros ainda estão sem água.
O SAAE anunciou pela manhã que já está providenciando uma obra no sistema de captação para que, mesmo com o nível mais baixo, a bomba consiga puxar a água do rio. O abastecimento deve ser normalizado em toda a cidade após o meio-dia desta sexta-feira (25). Para os bairros mais distantes, estão sendo enviados caminhões pipa para amenizar o problema da falta de água.
Problemas na coleta de lixo
Além desses problemas causados pela falta de água, os moradores de Jacareí ainda enfrentam a greve dos coletores de lixo, que acaba causando incômodo pelo acumulo de sujeira nas ruas. Os trabalhadores paralisaram o trabalho por 24 horas nesta quarta-feira (24).
Nenhum comentário:
Postar um comentário