quinta-feira, 7 de março de 2013

Corpo de Chávez é velado após sete horas de cortejo em Caracas










Presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, Uruguai, José Mujica, e Bolívia, Evo Morales, comparecem ao velório de Hugo Chávez na Academia Militar de Caracas (Foto: Associated Press)
O corpo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, está sendo velado nesta quinta-feira no Salão de Honra da Academia Militar de Caracas, por onde já passaram familiares, funcionários, líderes políticos e milhares de seguidores.
 
Entre as personalidades presentes, estão o presidente interino, Nicolás Maduro, e os líderes de Argentina, Cristina Kirchner, Uruguai, José Mujica, e Bolívia, Evo Morales.
 
Logo após a chegada do corpo de Chávez ao local, Kirchner, Mujica e Morales se aproximaram do caixão e escutaram o hino nacional da Venezuela. Em seguida, Maduro, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e representantes de outros poderes do Estado se posicionaram diante do caixão, momentos antes da chegada de Rosa Virgina, María Gabriela, Hugo e Rosa Inés, filhos de Chávez, e da neta Gabriela Rivero.
 
Posteriormente, chegaram Elena Frías, mãe do presidente, e os irmãos Adán (governador de Barinas), Argenis, Narciso, Aníbal e Adelys.
 
Ao final de uma cerimônia religiosa restrita a parentes e personalidades, o salão foi aberto ao público, que formava longas filas em torno da Academia Militar para dar o último adeus a Hugo Chávez.
 
O velório ficará aberto 24 horas a visitação do público até a manhã de sexta-feira (8).
 
CORTEJO
 
O corpo de Chávez chegou à Academia Militar na tarde de quarta-feira (6), após sete horas de cortejo pelas ruas de Caracas.
 
Durante o percurso, uma gravação do hino da Venezuela com a voz de Chávez foi acompanhado com emoção por todos os presentes.
 
O cortejo terminou sob aplausos e gritos de "viva Chávez".
 
O caixão foi carregado nos ombros de vários colaboradores, entre eles o ministro dos Esportes, Héctor Rodriguez.
 
Chávez será enterrado na sexta-feira, em cerimônia que contará com a presença de vários dirigentes estrangeiros, incluindo a presidente Dilma Rousseff.
 
O vice, Nicolás Maduro, 50, deverá ser o presidente interino até a realização de novas eleições, em 30 dias. Ele será o candidato governista no pleito, provavelmente contra o líder opositor Henrique Capriles, 40.
 
CUBA
 
Diversas nações declararam luto oficial pela morte de Chávez, mas, em Cuba, haverá também uma cerimônia de homenagem, na Praça da Revolução de Havana, nesta quinta-feira (7). Os prédios públicos do país mantêm suas bandeiras a meio mastro.
 
Conforme o regime, Chávez terá homenagens à altura do comandante da Revolução Cubana Juan Almeida (em setembro de 2009) e de Vilma Espín, mulher do ditador Raúl Castro, que foi a mais alta dirigente feminina do país.
 
Quando chegou ao poder em 1999, Chávez estendeu a mão à Havana com os vastos recursos petrolíferos venezuelanos, favorecendo a recuperação paulatina da economia cubana da aguda crise que caiu após o fim da ajuda soviética, uma década antes. A morte de Chávez constitui um duro golpe para a ilha e forçará Raúl Castro a acelerar suas reformas econômicas para evitar o risco de uma nova crise, segundo analistas.
 
"Hugo Chávez, presente! A Revolução Venezuelana será mais forte em honra a teus anseios e sacrifícios. Ante a dor, o povo unido", escreveu a deputada Mariela Castro, filha de Raúl Castro, em sua conta de Twitter.
 
O novo "número dois" cubano, Miguel Díaz-Canel, enviou "um abraço comovido" à Venezuela pela morte de Chávez, mas nem Fidel nem Raúl comentaram publicamente a morte do aliado e amigo.
 
Foi em Cuba que Chávez foi operado pela última vez, em 11 de dezembro passado, e passou semanas internado, antes de retornar de surpresa a Caracas.

Fonte: Folha.com
 
 
 

Fortaleza-CE: Ex-presidiário fuzilado na rua

 

 








O assassinato ocorreu na esquina da Avenida Francisco Sá com a Rua Frei Teobaldo. Os assassinos fugiram numa picape Fiat Strada (Foto: Viviane Pinheiro)
Um homem foi morto, no começo da tarde de ontem, no bairro Carlito Pamplona, zona Oeste da Capital. José Walker Melo Alves, 19, conhecido pelo apelido de ´Pastel´, foi assassinado com cinco tiros de pistola calibre 380 na calçada de uma oficina mecânica situada na esquina da Avenida Francisco Sá com a Rua Frei Teobaldo.

O crime ocorreu por volta do meio-dia, quando dois homens, que ocupavam uma picape Fiat Strada, se aproximaram da vítima e a atacaram.

Testemunhas contaram que o autor dos disparos foi o homem que estava no banco de passageiro. O condutor permaneceu no veículo, que ficou com o motor ligado. ´Pastel´ respondia a dois processos por roubo outros e três por receptação.

Transeuntes contaram que os ocupantes da caminhoneta passaram várias na avenida Francisco Sá, talvez por saberem que "Pastel" costumava frequentar lo local. No momento em que os disparos foram efetuados, houve correria geral.

Fonte: Diário do Nordeste
 
 
 

TRE disponibiliza sistema de agendamento para cadastramento biométrico de eleitores

 

 








Eleitores de Juazeiro do Norte estão, desde o dia 25 de fevereiro, atualizando seus títulos eleitorais, com a coleta de dados biométricos (Foto: Internet)
Os eleitores de Juazeiro do Norte estão, desde o dia 25 de fevereiro, atualizando seus títulos eleitorais, com a coleta de dados biométricos, comparecendo ao Cartório Eleitoral. A partir de agora também está disponível o sistema de agendamento do TRE do Ceará.

Por meio do sistema, o eleitor poderá escolher data e horário para comparecer ao Cartório, localizado na Rua Interventor Erivano Cruz, nº 75. O agendamento poderá ser feito durante todo o dia pela internet, no site do TRE/CE, ou pelo telefone 148, das 8 às 17h. É recomendável que o requerente tenha em mãos o número do seu título eleitoral.

No dia marcado, o solicitante deverá levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência, título eleitoral (se tiver) e CPF (se tiver). Os maiores de 18 e menores de 45 anos, do sexo masculino, que farão o título pela primeira vez, também precisam apresentar comprovante de quitação militar. Todos os documentos originais devem ser acompanhados de cópia.

O agendamento prevê 15 minutos para o atendimento de cada eleitor e os que comparecerem fora do horário terão suas vagas canceladas, sendo necessário nova marcação.

A revisão biométrica em Juazeiro do Norte acontece até o dia 13 de dezembro. Todos os 165.984 eleitores do município deverão ser recadastrados. O não comparecimento ao Cartório acarretará no cancelamento do documento eleitoral.

O mesmo processo também acontece em 2013 em outros 6 municípios cearenses: Alcântaras, Aquirraz, Cratéus, Forquilha, Ipaporanga, Sobral.

Luciana Cavalcanti de Oliveira Santana
Servidora Requisitada TRE/CE - mat. 79318
28ª Zona Eleitoral - Juazeiro do Norte/CE
(88) 3566-1057 / 3511-1559
 
 
 

Bruno confirma morte de Eliza e culpa Macarrão

 

 








Bruno chora durante depoimento no terceiro dia do julgamento (Foto: Renata Caldeira/TJMG)
Em interrogatório na tarde desta quarta-feira (6), o goleiro Bruno Fernandes culpou Luiz Henrique Romão, o Macarrão, pela morte de Eliza Samudio.

De acordo com a versão de Bruno, a morte de Eliza ocorreu na sexta-feira, 11 de junho de 2010 ---a polícia diz que Eliza morreu em 10 de junho. O goleiro afirma que Eliza e o filho Bruninho Samudio deixaram o sítio com Luiz Henrique e Jorge Luiz Rosa, primo de Bruno, menor à época dos fatos. O grupo teria deixado o local em um veículo EcoSport.
Bruno, chorando muito durante o depoimento, afirmou que Eliza lhe disse que "iria para um ponto de táxi" porque tinha de ir para a capital paulista. "Ela disse que precisava de dinheiro para resolver problemas pessoais em São Paulo. Até então eu acreditava que seria aquilo ali."

Na mesma noite, entre 22h e 23h, segundo Bruno, retornaram Macarrão, Jorge e o filho dele com Eliza. "Desceram do carro o Jorge, muito assustado, e o Macarrão um pouco mais tranquilo que o Jorge, mas também assustado", disse Bruno, aos prantos.

"Estranhei que a criança estava na mão dele, chorando, e perguntei a ele: "poxa, cadê a Eliza? Pelo amor de Deus, o que vocês fizeram com ela."

De acordo com Bruno, nesse momento Macarrão disse "resolvi o problema que tanto te atormentava". "O Jorge me disse que o Macarrão ajudou a matar Eliza. Nesse momento eu fiquei desesperado, chorei muito. Eu disse: "Macarrão, o que você fez? Não tinha necessidade". Ele falou que tinha resolvido o problema", disse Bruno, chorando muito.

Bruno afirmou que Macarrão não contou a ele como Eliza teria sido morta e quem descreveu como ocorreu o crime foi o primo. "Jorge falou comigo que o Macarrão foi até próximo ao estádio Mineirão, foi ao orelhão, e falou com uma pessoa que não sabe quem era."

De acordo com o goleiro, Jorge lhe relatou que ele e Macarrão começaram a seguir um homem em uma moto até a cidade de Vespasiano (MG), onde seria a casa do autor da morte de Eliza.

O goleiro descreveu como Eliza teria sido morta, a partir do relato que Jorge lhe deu, mas não citou quem foi a pessoa que efetuou o homicídio "O Macarrão chutou as pernas da Eliza. Isso foi o que o Jorge me falou. Ele ainda me falou que a pessoa esquartejou o corpo dela e tinha dado para os cachorros comerem", afirmou o goleiro.

Após Jorge lhe relatar o crime, Bruno disse que repreendeu Luiz Henrique Romão. "Macarrão, o que você fez? Você acabou com a minha vida", disse o goleiro. Segundo Bruno, Macarrão não estava presente quando Jorge contou como Eliza foi morta. "O Luiz Henrique não confirmou a história e disse que Jorge estava louco."

Fonte: UOL

Nenhum comentário: