sexta-feira, 31 de maio de 2013

Índios em MS voltam a ocupar sede de fazenda em Sidrolândia, diz Funai


  Atualizado em 31/05/2013 20h45

Nova ocupação foi confirmada pelo coordenador local, Jorge das Neves.
Grupo havia deixado propriedade na tarde de quinta (30) após confronto.

Do G1 MS

Pasto em fazenda é incendiado pelos índios terena na quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)Pasto em fazenda é incendiado pelos índios terena nesta sexta-feira (31) (Foto: Reprodução/TV Morena)
Índios da etnia terena voltaram a ocupar, nesta sexta-feira (31), a sede da fazenda Buriti, em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Segundo o coordenador local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Jorge das Neves, cerca de 250 indígenas chegaram à sede da propriedade por volta das 11h e estão montando barracas.
Um dos acessos à fazenda tinha sido bloqueado pelos terena, conforme informação do comando-geral da Polícia Militar (PM).
Trator em fazenda ocupada por índios terena em Sidrolândia, MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Trator pegando fogo em fazenda ocupada por
índios (Foto: Reprodução/TV Morena)
Em entrevista na tarde desta sexta-feira (31), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, confirmou a nova invasão na fazenda Buriti. Segundo ele, os índios atearam fogo no mangueiro, destruíram o restante do imóvel e queimaram pontes de acesso à propriedade.

Riedel considerou “uma fatalidade” a morte que ocorreu no confronto entre índios e policiais durante a reintegração de posse da fazenda. “Não estamos defendendo uma guerra armada”, garantiu. A entidade diz ter conhecimento de movimentação de indígenas de outras etnias em direção à Buriti.
Casa na fazenda incendiada pelos índios terena na quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)Casa na fazenda incendiada pelos índios terena na
quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)
A nova ocupação da fazenda ocorre um dia após o confronto entre os terena e policiais federais e militares durante a reintegração de posse da área. Na ocasião, um indígena de 36 anos morreu; vários índios e quatro policiais ficaram feridos. O grupo da etnia terena havia deixado a área na tarde de quinta-feira (30).
Sidrolândia 31-05 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Disputa judicial
A fazenda Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Mas até hoje a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório.

Em 2004, a Justiça Federal declarou que as terras pertenciam aos produtores rurais. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal recorreram. Em 2006, o Tribunal Regional Federal modificou a primeira decisão e declarou a área como de ocupação tradicional indígena. Produtores rurais entraram com recurso e conseguiram decisão favorável em junho do ano passado.

Outra ocupação
Nesta sexta-feira (31), aproximadamente 70 indígenas da etnia terena ocuparam a fazenda Esperança, em Aquidauana, a 143 km de Campo Grande. A ocupação foi confirmada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Não há informações se propriedades v

Nenhum comentário: