sexta-feira, 31 de maio de 2013

Moradores de Uberlândia precisam de doações após a chuva


  Atualizado em 31/05/2013 14h12

Temporal alagou e destruiu vários pontos da cidade na última quarta (29).
Limpeza continua nas principais avenidas da cidade, segundo secretário.

Do G1 Triângulo Mineiro

Chuva Uberlândia maio (Foto: Fernanda Resende/G1)Avenidas Rondon e Minervina têm prioridade na
limpreza urbana (Foto: Fernanda Resende/G1)
O trabalho para limpar as ruas de Uberlândia depois do temporal da última quarta-feira (29) continua. Na manhã desta sexta-feira (31) diversos funcionários da Prefeitura e algumas secretarias se uniram para tentar minimizar os estragos e dar seguimento ao que já pode ser consertado. Mas não é somente esta questão que tem preocupado, já que várias famílias tiveram prejuízos e perderam móveis e utensílios básicos. Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho conta com o apoio da população e está arrecadando donativos.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso, as prioridades são as Avenidas Rondon Pacheco e Professora Minervina Cândida de Oliveira. “Essas duas vias são o coração da cidade e precisam estar limpas para que os motoristas possam transitar com tranquilidade”, disse.
Na Professora Minervina Cândida de Oliveira, próximo ao Viaduto Eleusino Rezende Vieira, os funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgosto (Dmae) retiraram placas de asfalto que foram arrancadas pela força da água. A lama também tomou conta da pista.
Na Avenida Cesário Crosara troncos de árvores quebrados e restos de galhos impediram o tráfego de veículos e dificultaram a travessia até mesmo dos pedestres. “A gente concorda que também teve muita árvore na cidade e o estrago foi muito grande. Mas está atrapalhando os pedestres a passarem. O pedestre tem que passar no meio das árvores caídas para ir trabalhar”, contou o comerciante Ismar Simão Curi.  
Veículos ficaram cobertos pela água (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)Vários pontos da cidade ficaram alagados com a
chuva (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)
Ao longo da avenida também há muita sujeira como galhos nas calçadas, lama no asfalto e muitos bueiros entupidos. “Já tem dois dias que está dessa forma esse local”, comentou o auxiliar operacional, Alexandre Souza.
Já na Avenida Rondon Pacheco, uma das principais da cidade e a mais afetada depois dos 120 mm de água da chuva, ainda há muitas placas de asfalto soltas. Alguns trechos da via, inclusive, foram interditados e sinalizados com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran).
Campanha de doações
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho está arrecadando donativos para as famílias que foram prejudicadas. De acordo com o secretário da pasta, Murilo Ferreira Alves, oito equipes da secretaria e da Defesa Civil fizeram várias visitas nesta quinta-feira (30) para contabilizar as famílias que precisam de ajuda.
Moradores contam com solidariedade para superar perdas em Uberlândia (Foto: Pedro Reis)Moradores contam com solidariedade para superar
perdas em Uberlândia (Foto: Pedro Reis)
Dentre os principais locais que sofreram prejuízos em relação à perda de móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos estão os bairros Shopping Park, Jardim Brasília, Daniel Fonseca, Maravilha, Assentamento da Paz e José Maria Ribeiro. “As notificações aumentam todos os dias, pois as pessoas estão se organizando e agora a gente percebe que o impacto em residências foi maior do que se esperava”, comentou.
Os itens imprescindíveis para atender imediatamente as famílias identificadas são geladeira, fogão, sofá, colchão, cobertores, calçados, roupas (principalmente agasalhos), leite longa vida e alimentos não perecíveis. Os produtos estão sendo recolhidos em uma central no Bairro Lagoinha e também nas companhias da Polícia Militar (PM) em Uberlândia.
Mais informações pelos telefones (34) 3226-6389 e (34) 3226-6968.

Nenhum comentário: