sexta-feira, 31 de maio de 2013

Relação entre Brasil e EUA ainda tem lacunas, diz vice de Obama

31/05/2013

Publicidade
 
FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou nesta sexta-feira (31) as relações entre Brasil e Estados Unidos, mas ressaltou que ainda há espaço a ser conquistado.
Não há obstáculo que EUA e Brasil não possam superar, diz vice
Opinião: Temer diplomata
"Ainda há lacunas entre o que realizamos juntos e o que somos capazes de fazer juntos. [...] Não há razão para que a maior economia do mundo e a sétima não possam aumentar por cinco [o volume de comércio]", afirmou Biden após encontro com o vice-presidente brasileiro, Michel Temer.
Temas como barreiras comerciais e segurança para os investidores foram tratados na conversa --o encontro durou pouco mais de uma hora e meia, no Palácio Itamaraty.
O segundo homem mais importante dos Estados Unidos voltou a elogiar o Brasil, afirmando que o país não é mais emergente. "O Brasil não está mais em desenvolvimento, é um pais desenvolvido", afirmou.
Mais cedo, Biden teve encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Depois da audiência, que durou cerca de uma hora e meia, ele disse que "não há qualquer obstáculo" que os EUA e o Brasil não possam superar. "Estamos prontos para uma relação maior e mais profunda em tudo que se refere à área militar, de educação, do comércio e de investimentos", disse.

Sérgio Lima/Folhapress
O vice Michel Temer recebe o colega americano, Joe Biden, no Palácio do Itamaraty, em Brasília
O vice Michel Temer recebe o colega americano, Joe Biden, no Palácio do Itamaraty, em Brasília
VIAGENS
Biden destacou ainda o interesse em aumentar o fluxo de brasileiros em visita aos EUA. "Não apenas para o comércio, mas para que comecem a compreender nossos problemas, defeitos", afirmou.
Antes de ir à capital federal, Biden cumpriu agenda no Rio, onde teve encontro com empresários e com a presidente da Petrobras, Graça Foster, além de realizar visita ao morro Dona Marta, na zona sul da cidade. A favela foi a primeira a ser ocupada para a criação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em 2008.
VISITA DE ESTADO
O vice-presidente brasileiro destacou a visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará aos EUA, em outubro. "Isso revela a importância dessa relação Brasil-EUA e particularmente o apreço que EUA tem pelo Brasil e o Brasil pelos EUA", concluiu.
Será a primeira visita de Estado formal de um presidente brasileiro aos EUA em quase duas décadas.
Michel Temer afirmou ainda que temas como a Síria e o conflito entre Palestina e Israel foram abordados durante o encontro. O vice brasileiro destacou ainda que lembrou ao colega americano a demanda do Brasil por uma vaga no conselho de segurança das Nações Unidas e o interesse de São Paulo em sediar a feira mundial em 2020.

Sérgio Lima/Folhapress
O vice dos EUA, Joe Biden, cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante visita ao Palácio do Planalto, em Brasília
O vice dos EUA, Joe Biden, cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante visita ao Palácio do Planalto, em Brasília

Nenhum comentário: