sábado, 20 de julho de 2013

Iguatu-CE: MEC vai apreciar pedido de curso


20/07/2013






Honório Barbosa
 
Nesta semana, encontro realizado no auditório da Escola de Saúde Pública de Iguatu, na região Centro-Sul, definiu avanços para a implantação da Faculdade de Medicina de Iguatu (Foto: Honório Barbosa)






















Lideranças políticas locais estão 
mobilizadas para a implantação de uma faculdade de medicina, nesta cidade, localizada na região Centro-Sul. No próximo mês, o projeto deverá ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Para a construção do imóvel, serão investidos cerca de R$ 12 milhões. A unidade deve oferecer mais outros seis cursos de nível superior e é uma iniciativa privada da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

Nesta semana, encontro realizado no auditório da Escola de Saúde Pública de Iguatu, na região Centro-Sul, definiu avanços para a implantação da Faculdade de Medicina de Iguatu. O diretor-geral da FJN, professor José Marcondes Macedo Landim, anunciou investimentos no valor de R$ 12 milhões para a construção do prédio. O imóvel deverá ser construído ao lado da Avenida Edson Queiroz, via urbana em construção, cuja área será doada em parte pelo município e pelo empresário José Alves de Oliveira (Zenir).

O projeto de implantação da Faculdade de Medicina de Iguatu será apresentado em breve ao Ministério da Educação para avaliação e aprovação. O médico sanitarista Carlile Lavor, diretor da Fiocruz no Ceará, integra a equipe de mobilização e está otimista com relação à aprovação do projeto pelo MEC e implantação da unidade em Iguatu.

Bom momento
O secretário de Saúde do município de Iguatu, Joab Soares, disse que o momento é propício. "O governo federal anunciou programa para contração de mais médicos e expansão de cursos de medicina", frisou. "Há um esforço evidente nesse sentido e acreditamos que o projeto será aprovado, pois o município de Iguatu reúne condições para abrigar uma faculdade de medicina".

O diretor da FJN, José Marcondes Landim, anunciou durante a reunião, ocorrida, na segunda-feira passada, a intenção de trazer para esta cidade em um futuro breve outros cursos. Seriam sete.

A unidade quer iniciar a expansão de cursos superiores de graduação começando por Iguatu. O esforço dos dirigentes da instituição e das lideranças políticas locais é para que a Faculdade funcione a partir de agosto de 2104. "Iguatu atende a todos os critérios determinados pelo Ministério da Educação, principalmente para o curso de medicina e, com isso, já existe a possibilidade de realização do vestibular em junho de 2014", afirmou o professor Marcondes Landim.

Durante a reunião, Landim fez o convite para que o médico sanitarista e ex-secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor, assuma a coordenação do curso de medicina de Iguatu. O prefeito Aderilo Alcântara disse que o município está empenhado e lutando para a vinda da faculdade de Medicina e de outros cursos superiores.

"Somos a cidade polo da região Centro-Sul e queremos estar inseridos nesse contexto de expansão do ensino superior". Alcântara frisou que recentemente solicitou do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, a implantação de uma Faculdade de Medicina Veterinária.

Equipe
O ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, faz parte da equipe de mobilização para a vinda da faculdade de medicina e outros cursos universitários. "Este é o esforço que começamos quando trouxemos para esta cidade um campus da Universidade Regional do Cariri", recordou. "Lutamos também para a vinda de um campus da Universidade Federal do Ceará", contou.

A ideia de Carlile Lavor é que as faculdades de medicina possam ser formadoras de profissionais com 50% de médicos especialistas e 50% de médicos generalistas. "A faculdade vem em boa hora, já que Iguatu está preparada para receber tamanho empreendimento educacional".

A FJN obteve credenciamento no MEC em dezembro de 2003, ministrando inicialmente curso de bacharelado em Ciências Contábeis. Depois, vieram cursos de Sistema de Informação e Enfermagem. Em 2010, o MEC autorizou o curso de bacharel em Farmácia e em seguida, de Nutrição. Cerca de 1.300 alunos estudam na instituição. A unidade oferece ainda 44 cursos de pós-graduação, sendo 30 na área de Educação, dois de Saúde, cinco Sistemas de Informação, quatro em Ciências Contábeis e três de Gestão.

Mais informações

Prefeitura de Iguatu
Telefone: (88) 3566.7910
Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)
Telefone: (88) 2101.2777

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: