quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Com guarda disputada, bebê achado em lixo em Itaitinga é mandado a abrigo


 







Muita emoção no momento em que a criança deixou Simone (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
A Justiça de Itaitinga, no Ceará, determinou nesta terça-feira (13) que a secretária de Saúde da cidade, Simone Monteiro Silva, devolvesse o bebê recém-nascido que foi achado em saco dentro de uma lata de lixo. O juiz substituto da comarca de Itaitinga Jorge Cruz de Carvalho afirmou na decisão que a criança deve ser encaminhada a um abrigo, onde deve aguardar por uma adoção por pessoas cadastradas para receber os bebês.

“O fato de uma pessoa ter achado o bebê não a coloca na prioridade para adotar a criança. Ela deve aguardar na fila, conforme a lei”, explica o juiz Jorge Cruz. A secretária da Saúde e a lojista que encontrou a criança na lata de lixo, Maria da Conceição, lutam na Justiça pela guarda da criança, mas nenhuma delas é cadastrada no serviço de adoção, segundo o magistrado.

"Ela foi enviada a mim, eu sempre tentei ter um filho e não consegui e agora ela chegou a mim. Foi enviada por Deus", disse a secretária quando recebeu a guarda da criança. Um dia depois, uma nova decisão da Justiça determinou a ida da recém-nascida a um abrigo para aguardar a adoção seguindo os trâmites previstos em lei.

Ainda segundo o juiz, há um casal em Itaitinga na lista para adotar uma criança, que tem a prioridade para ser os pais da menina batizada como Vitória pela secretária Simone Monteiro. O bebê foi tirado de Simone na noite de terça-feira, depois de ter passado um dia com a guarda legal de Vitória e preparado o enxoval da criança.

O bebê recém-nascido foi encontrado vivo nesta sexta-feira (9) dentro de uma lata de lixo no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O bebê foi achado por duas pessoas que passavam pelo local e viram algo se mexendo dentro de um saco de lixo. Uma testemunha diz que abriu o saco e encontrou o bebê, ainda com o cordão umbilical. Após cuidados médicos, o bebê recebeu alta no sábado (10).

O recém-nascido foi levado para o hospital municipal de Itaitinga, onde recebeu os primeiros socorros. De acordo com o médico Rômulo Pontes, que atendeu a criança, ela chegou ao hospital em bom estado de saúde. "A criança chegou ao hospital com poucas horas de vida, bem corado e ainda com o cordão umbilical lacerado", relata.

Fonte: G1 CE

 

 

 

Fortaleza-CE: Advogado criminalista é vítima de um latrocínio

 

Fernando Ribeiro
O crime ocorreu no fim da tarde de segunda-feira, mas o corpo do advogado somente foi encontrado horas depois. A Polícia constatou que as câmeras de segurança da residência estavam desligadas e tiveram a posição alterada. (Foto: Fernando Ribeiro)
Latrocínio. Esta é a hipótese que a Polícia Civil considera mais forte nas investigações que tentam esclarecer a morte do advogado criminalista Evaneudo Soares Martins, 49. No fim da noite da última terça-feira o corpo dele foi encontrado com sinais de violência. O advogado foi assassinado dentro de sua casa, localizada na Rua Anário Braga, 4720, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.

A vítima foi morta a golpes de faca, um deles no pescoço e outro na cabeça. Dentro da residência ficou um rastro de sangue que começava no portão e terminava na sala, onde o cadáver ficou estendido com a arma ao lado. Dinheiro, relógio e joias teriam sido roubadas pelos assassinos. Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e duas equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) permaneceram na cena do crime por quase três horas em busca de pistas e vestígios dos assassinos.

Desligadas

Chamou a atenção dos policiais e peritos um detalhe observado na residência da vítima. As câmeras de segurança da casa estavam desligadas e sua posição alterada para que não houvesse risco de que registrassem as cenas do assassinato.

Outra importante informação colhida nas primeiras investigações revelam que no dia do crime o advogado havia recebido uma grande soma de dinheiro, por conta de uma causa. O valor dessa quantia não foi ainda revelado. O depoimento de uma funcionária do advogado deve esclarecer esta informação.

Segundo a Polícia, não havia sinais de arrombamento na residência. As chaves da casa foram encontradas ainda no portão. Os assassinos teriam batido na porta e o advogado foi abri-la, ocasião em que teria sido atacado. Segundo a Perícia, havia sinais claros de luta corporal entre Evaneudo e os assassinos.

Os assassinos também não se importaram com o veículo da vítima, uma caminhoneta importada que permaneceu intacta na garagem da casa. O advogado, conforme informações confirmadas por vizinhos e amigos dele, morava sozinho na ampla casa de dois pavimentos e foi visto pela última vez por volta das 17h30, quando foi a uma loja vizinha à sua residência efetuar um pagamento. Depois disso, não se comunicou com mais ninguém e isto levou seus amigos a ir até a residência dele averiguar o que estaria acontecendo.

Policiais da 4ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra), cujo Quartel fica localizado a poucos metros da residência do advogado - na mesma rua - foram os primeiros a chegar ao local depois que os amigos de Evaneudo ligaram para a Ciops. Conforme um dos PMs, alguns objetos como relógio, anel e a pulseira do advogado foram roubados.

OAB acompanhará

O presidente da OAB-Ceará, Valdetário Monteiro, informou que a entidade, através da Comissão de Defesa do Advogado e da Advocacia, vai acompanhar as investigações sobre o crime e exigir a devida punição para os responsáveis pelo assassinato.

PROTAGONISTA

Causídico foi golpeado na garganta

Evaneudo Soares Martins tinha 49 anos de idade e atuava principalmente na área criminal. Era também assessor jurídico de empresas. Morava sozinho em uma casa ampla, de dois pavimentos, no bairro Antônio Bezerra, onde foi assassinado a golpes de faca no pescoço. Para a Polícia não restam dúvidas de latrocínio.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: