quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Acusado de homicídio no Frei Damião é condenado a nove anos de prisão 06/11/2013








Demontier Tenório
Juscelino Siqueira da Silva, o Pernambuco. (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Um homem acusado de homicídios em Juazeiro do Norte e São Paulo foi condenado a 9 anos de prisão e ao pagamento de uma indenização por danos no valor de R$ 20 mil. A sentença foi apresentada pela Juíza Ana Raquel dos Santos Linard, que presidiu a sessão do Tribunal Popular do Júri e desconheceu o direito do réu Juscelino Siqueira da Silva, o Pernambuco, de apelar em liberdade em nome da garantia da ordem pública. Ele é acusado de ter assassinado José Arnaldo Gomes dos Santos no início da tarde do dia 6 de junho de 2002 na Rua Joaquim Juvenal de Sousa, 90 (Bairro Frei Damião).

O Conselho de Sentença admitiu a acusação formulada pelo representante do Ministério Público, o Promotor de Justiça Gustavo Henrique Cantanhêde Morgado, repelindo a tese defensiva erguida pelo advogado Alberto Affonso Ferreira. Pernambuco deveria ter sentado no banco dos réus no último dia 16 de maio, mas se encontrava em Franco da Rocha (SP) para ser julgado por um homicídio em São Paulo quando foi condenado a 14 anos de prisão.

Depois, foi trazido para a Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC) de onde saiu para um novo julgamento nesta terça-feira. Ele foi pronunciado como autor do assassinato de Arnaldo Gomes com tiros à queima-roupa contando com a suposta ajuda de Carlos Eduardo Oliveira Pereira, o “Carlinhos”, o qual recorreu contra a sentença de pronúncia. O homicídio aconteceu dentro da residência de Maria do Socorro Gonçalves Leite.

De acordo com os autos, o acusado tomara conhecimento que a vítima teria furtado a bicicleta de um cunhado seu. “Pernambuco” e “Carlinhos” perseguiram Arnaldo o qual tentou se refugiar no citado imóvel não sendo o suficiente para escapar de ser morto. O primeiro teria fugido na moto pilotada pelo segundo. Em seu depoimento, Carlinhos disse que passava na Feirinha de Troca, em frente ao Romeirão, quando Pernambuco lhe pediu uma carona até sua casa no bairro Frei Damião.

Ao se aproximar do imóvel, o cunhado dele interceptou a moto dizendo que tinham roubado sua bicicleta. Nesse ínterim, disse Carlinhos em seu depoimento, o garupeiro teria saído à procura do assaltante e ele foi até a CIRETRAN (Companhia Regional de Trânsito) de onde saiu para o seu trabalho. Por volta das 15h30min teria tomado conhecimento, por sua mãe, que a Polícia Civil estava procurando Pernambuco como suspeito de um homicídio no bairro.

Já no depoimento que prestou na delegacia, Pernambuco fala do pedido de carona à Carlinhos e, quando ia chegando em casa, soube por sua esposa que um homem armado com facão tinha pegado “Fernando” e tomado a bicicleta deste. Em sua residência, apanhou um revólver calibre 38 e sua moto saindo à procura do cunhado o qual encontrou em luta com o acusado que subiu na bicicleta e tentou fugir. Mais à frente, segundo o depoimento de Pernambuco, teria largado o transporte e partido na sua direção com o facão quando sacou a arma e atirou fugido, depois, para Bodocó (PE).

Nenhum comentário: