segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Colisão deixa um morto e 10 feridos na BR-104, em Agrestina (PE)








Rapaz que estava no veículo de passeio morreu no local (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Um acidente envolvendo uma van e um veículo de passeio deixou uma pessoa morta e 10 feridas, na manhã deste sábado (18), no quilômetro 80 da BR-104, em Agrestina, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo de passeio teria invadido a faixa contrária e batido de frente com a van.

Segundo a PRF, um passageiro de 20 anos que estava no carro morreu no local. O motorista foi socorrido e levado em estado grave para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. Os oito passageiros e o condutor da van tiveram ferimentos e também foram encaminhados ao HRA.
 
De acordo com a assessoria do hospital, o motorista do veículo de passeio continua internado em estado grave. Cinco vítimas estão em observação e outras quatro tiveram apenas ferimentos leves e já foram liberadas.
 
O corpo do jovem que morreu foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), de Caruaru, na mesma região.


Fonte G1

Suspeito de homicídio é morto com três tiros na Zona Sul de Teresina (PI)

 







Envolvimento com o crime pode ter motivado o homicídio, diz PM (Foto: Pedro Santiago/G1)
Teresina registra mais um assassinato. Um homem identificado pela polícia como Richarlyson foi morto com três tiros na tarde deste sábado (18) no Parque Ferroviário, Zona Sul de Teresina. Segundo informações do soldado Deusdete, do 1º Batalhão da Viatura Tática, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que havia pessoas consumindo drogas na região dos trilhos, mas se deparou com o corpo quando chegou ao local.

“Viemos averiguar uma ocorrência de consumo de drogas, mas aos chegarmos nos avisaram de que houve três disparos e que havia um morto. O nome dele é Richarlisson, já conhecido da polícia por passagens por tráfico de entorpecentes e também por suspeita de um homicídio. Ele foi morto em cima da linha férrea”, contou.

Segundo o PM, a vítima passou um tempo preso, mas foi solto há poucos dias. Uma equipe da Delegacia de Homicídios esteve local realizando a perícia e a área foi isolada. Um carro do Instituto Médico Local (IML) aguardava o fim do trabalho da Polícia Civil para recolher o cadáver.

A PM identificou um dos suspeitos e realiza diligência para identificar e prender os outros autores. “Acreditamos que sua morte se deu por conta de seu envolvimento com o crime”, finalizou o saldado Deusdete.

Fonte G1

Frota de veículos já é maior que toda a malha viária de Fortaleza








A Avenida Washington Soares é uma das vias da cidade com maior fluxo de veículos (Foto: KID JÚNIOR)
Mobilidade urbana é um dos principais desafios enfrentados hoje pelas capitais brasileiras. Em Fortaleza, tentar se locomover a qualquer hora do dia, sobretudo próximo aos grandes centros comerciais, se tornou um verdadeiro exercício de paciência. Mas afinal, qual espaço das ruas os veículos tomam? Se todos saíssem ao mesmo tempo, não só ocupariam toda a malha viária da Capital como faltaria asfalto para dar conta. O destaque é para os automóveis, principais responsáveis pelos congestionamentos. Eles correspondem a 52% da frota e, se fossem às ruas simultaneamente, ocupariam 70% das vias.

Em segundo lugar no ranking estão as motos, que tomariam 16% do asfalto, seguidas das caminhonetes (12%) e camionetas (6%). Chama atenção a gritante discrepância em relação ao transporte coletivo. Apesar de os ônibus transportarem diariamente um milhão de pessoas (40% da população da Capital), se fossem às ruas ao mesmo tempo só ocupariam 2% da malha viária. É o que conclui estudo feito pelo Diário do Nordeste, tendo como base a frota de veículos de 2013 (987.807) e a malha viária de Fortaleza (2.900 km).

Priorização
Há uma visível desigualdade no uso das vias. Mas, apesar de os dados mostrarem que são os automóveis, que muitas vezes transportam apenas uma pessoa, os grandes responsáveis pelos congestionamentos, observa-se, por parte do poder público, ações tímidas que insistem em priorizar o transporte individual em detrimento do coletivo e o privado em detrimento do público. A falta de incentivo ao uso de outros modais, e calçadas cheias de irregularidades, tornando-as intransitáveis, são outras questões que precisam ser priorizadas. Falta ainda um projeto de mobilidade que pense a cidade a longo prazo.

Para minimizar o caos instalado no trânsito, quais medidas deveriam ser tomadas? Na visão de Heber Oliveira, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) e doutor em engenharia de transportes, a saída é estimular, constantemente, o uso do transporte público com a restrição progressiva do transporte particular/individual. “O que se percebe são medidas paliativas e pontuais na malha urbana e em alguns equipamentos, notadamente para o atendimento de questões específicas dos deslocamentos gerados pela Copa do Mundo de 2014”, critica.
Ele acrescenta que é necessário que o poder público trabalhe efetivamente no sentido de tornar o sistema de transporte público mais confiável do ponto de vista do cumprimento de horários e percursos, além de proporcionar segurança, qualidade e oferta compatível com a demanda. Entre os fatores negativos acumulados ao longo dos últimos anos que levaram a esta realidade, cita o especialista, estão a falta de planejamento das políticas públicas voltadas ao sistema de transporte, a carência de melhorias no transporte público e a ausência de investimentos e desenvolvimento da infraestrutura urbana. Esse descaso, complementa, faz com que não se vislumbrem soluções, a curto e médio prazos, para os problemas de transporte de Fortaleza.

Forma urbana

Alexandre Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), comenta que a cidade é permeada pela lógica de abrir e alargar vias, construir túneis e viadutos, para comportar uma frota automobilística cada vez mais crescente. “É como você querer se safar de um problema de obesidade apenas alargando o cinto ou comprando uma calça de número maior, não resolve, vai sempre estrangular”, frisa.
Ele defende que deve-se pensar em uma mobilidade urbana baseada no transporte coletivo, metrô, na redução da frota de veículos e na abertura de ciclofaixas e ciclovias. “Precisamos é de um outro modelo de cidade”.

Usuários preferem o conforto dos automóveisCom um serviço de transporte coletivo sem qualidade e nem velocidade para atrair mais pessoas, motoristas de veículos particulares e usuários do transporte coletivo são taxativos ao afirmar que não trocariam o conforto do veículo particular pelos coletivos. Além de perderem o mesmo tempo de locomoção, eles alegam que ainda teriam que sofrer com o problema da superlotação e o longo tempo de espera.

O tecnólogo Naatyele Santos, 23, usuário do transporte coletivo, é um dos que não deixariam de andar de carro (caso tivesse um) para se locomover de ônibus. "Se todos pudessem ir sentados seria melhor, mas eles não respeitam. Os ônibus estão sempre lotados. Sem falar que demoram para passar", reclama.

Frota

Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) diz que a queixa dos usuários é verdadeira e destaca que o transporte coletivo tem que ter prioridade na via e ser mais barato. Ele afirma que, em 20 anos, a frota de veículos dobrou. O problema é que os ônibus não andam. "Temos que colocar mais veículos nas ruas para oferecerem o mesmo serviço. Se antes eles davam um determinado número de viagens, hoje dão muito menos".

Barreira explica que todo mês mais ônibus são colocados nas ruas para oferecerem o mesmo serviço, o que encarece o transporte e agrava o problema do trânsito, além de oferecer um pior serviço, pois a viagem fica mais demorada. De acordo com o Sindiônibus, a velocidade média dos coletivos, que antes era de 23 km/h, hoje, na melhor das hipóteses, é de 14 km/h. Exemplo clássico é o do Centro, onde os ônibus não circulam mais, param somente no entorno.

Como solução, Barreira aponta a priorização de tráfego nas vias. Ele informa que, em horário de pico, um ônibus transporta, em média, 80 pessoas em Fortaleza. Enquanto isso, ocupa na via o mesmo espaço que dois automóveis e quatro motos. "As pessoas só vão deixar o carro quando o transporte coletivo andar mais rápido", frisa.

Plano de ações

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura lançou o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Com consultoria da empresa McKinsey & Company - reconhecida mundialmente na área de mobilidade urbana -, o PAITT será realizado até dezembro deste ano e prevê o estudo e a implantação de soluções de fácil execução que contribuam para melhorar o trânsito da cidade.

Na primeira fase, até junho de 2014, será feito o planejamento e a definição das macroações, a partir da interação com a sociedade durante debates e seminários, que deverão reunir entidades de classe, universidades, associações e representantes do setor produtivo. Na segunda fase, de julho à dezembro, serão implementadas as iniciativas pensadas coletivamente nesses seminários e debates. A ideia é buscar soluções para problemas pontuais de mobilidade por meio de intervenções simples, que não utilizem a infraestrutura física viária, ou seja, sem precisar de obras e não tenham grande impacto orçamentário. 

Fonte: Diário do Nordeste

Apreendido com cocaína, helicóptero dos Perrella deverá ser confiscado








Helicóptero que pertence à empresa do deputado mineiro Gustavo Perrella foi apreendido com mais de 400 quilos de cocaína no Espírito Santo (Foto: Polícia Militar do ES / Divulgação)
O helicóptero modelo Robinson R66, registrado em nome da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG) deverá ser confiscado pela Justiça após ter sido apreendido ao transportar 445 quilos de cocaína pura em novembro de 2013. Segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo, apesar de a Polícia Federal ter afastado o envolvimento da família do senador no crime de tráfico, o clã deverá amargar o prejuízo de R$ 3 milhões, valor aproximado da aeronave.
O helicóptero deve ser mantido à disposição do governo do Espírito Santo. A decisão do juiz Marcus Vinícius Figueiredo, no entanto, não é definitiva. Segundo a decisão, a aeronave "evidentemente interessa ao processo enquanto não estiverem ultimadas as fases de investigação policial e instrução criminal". Ele ressaltou ainda que, "não está devidamente comprovado" que a aeronave tenha sido integralmente periciada.
Quatro pessoas foram presas em flagrante por causa do transporte da droga no município de Afonso Cláudio, no Espírito Santo, incluindo o piloto Rogério Almeida Antunes, então funcionário da empresa dos Perrella e da Assembleia Legislativa de Minas, indicado pelo filho do senador, o deputado estadual Gustavo Perrella (SDD). Logo após ser preso, Rogério declarou que a família não tinha relação com a droga apreendida.
A polícia ainda tenta identificar o homem que, antes da apreensão, pagou R$ 500 mil pela propriedade - avaliada em R$ 100 mil-, onde a aeronave deveria aterrissar.

Fonte Terra

Valesca Popozuda perdeu 10kg desde que decidiu diminuir medidas: ‘Não tenho medo de celulites’

Valesca Popozuda perdeu dez quilos desde que decidiu perder medidas, em 2011 Foto: Divulgação /
Anny Ribeiro

A fase mais diva de Valesca Popozuda vai além da mudança de figurino e do sucesso de “Beijinho no ombro”. A funkeira perdeu dez quilos desde que começou a diminuir suas medidas, mas garante que o “popozão” que a deixou famosa está praticamente intacto.
- Consegui reduzir medidas, mas o bumbum e a perna acho que continuam iguais. Afinei mesmo a barriga, cintura e braços - afirma Valesca, que, dez quilos mais magra, não revela seu peso.
Valesca Popozuda antes
Valesca Popozuda antes Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo / Agência O Globo
Na alimentação, não houve sacrifícios. Valesca diz que não deixa de comer nada, apenas controla a alimentação evitando frituras e excesso de carboidrato. Já os exercícios...
- Tenho ensaiado muito, então a dança acabou virando uma atividade física extra. Estou fazendo pilates também. Só a malhação que mudou: antes ia na academia três vezes por semana, agora malho duas ou três, tudo depende da minha agenda.
Apesar das novas medidas, Valesca tem escondido as pernas sobre uma meia-calça. O motivo, ela garante que não é para esconder as celulites:
Valesca Popozuda usa meia calça no clipe de
Valesca Popozuda usa meia calça no clipe de "Beijinho no ombro", mas garante que não é para esconder celulites Foto: Divulgação /
- Eu não tenho medo de celulite! Jamais! Eu tenho meus furinhos e não escondo isso. A meia-calça se tornou um acessório do meu novo figurino. Ficaria feio usar uma roupa de rainha e não ter uma meia-calça por baixo. E também nos shows, com os figurinos que tenho usado, deixa muito mais bonito e elegante.


extra.globo.com/mulher/

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