terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Começa hoje a celebração pelos 100 anos da morte da “beata do milagre” 14/01/2014 às 09:00








Demontier Tenório
Imagens da Beata Maria de Araújo e Padre Cícero na capela do Museu Vivo (Foto: Agência Miséria)
Na próxima sexta-feira (17) completa 100 anos da morte da beata Maria de Araújo, a protagonista dos famosos “milagres de Juazeiro” em cuja boca a hóstia se transformava em sangue após a consagração. A primeira das dezenas de vezes que o fenômeno aconteceu foi no dia 1º de março de 1889 em missa celebrada pelo Padre Cícero durante a quaresma. Quando o sacerdote deu a Santa Comunhão para a jovem beata, a partícula ficou ensaguentada.

As conseqüências foram drásticas com a suspensão das ordens sacerdotais do religioso e a colocação dela em uma clausura na Casa de Caridade do Crato onde era espancada. Anos depois, os panos sujos de sangue foram queimados e, após o falecimento da beata no dia 17 de janeiro de 1914, o seu túmulo foi violado e os restos mortais da mesma sumiram. Até hoje não se sabe quem teria sido o autor do vilipendio do cadáver, o destino dado e muito menos o propósito.

Xilogravura de João Pedro do Juazeiro: “Maria em Espírito” publicada na capa do evento
Para celebrar o centenário, a Diocese de Crato decidiu promover um “Tríduo de Estudos em homenagem aos cem anos da morte da Beata Maria de Araújo”. A iniciativa começa às 19h30min desta terça-feira, dia 14 de janeiro, no auditório do Círculo Operário São José, com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora das Dores e a Pastoral Diocesana de Romarias.

O momento inicial do evento será a Performance: “O milagre”, cujo texto é de Oswald Barroso tendo como ator Renato Dantas. Depois, palestra sob o tema: “Linha do tempo da vida do Padre Cícero” a ser proferida pelo professor e ex-secretário de turismo e romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos. Na quarta-feira (19), a palestra ficará a cargo da psicóloga Maria do Carmo Pagan Forti subordinada ao tema: “O sangramento da hóstia – milagre ou embuste?”.

A programação terá sequência na quinta-feira (16)  com uma leitura dramática: “Auto de perguntas à Maria de Araújo no Inquérito Eclesiástico de Juazeiro”. Os atores serão Renato Dantas, José Charles, Selma Alves e José Erismar, seguido por um depoimento do professor Raimundo Araújo. Na sexta-feira (17), o ponto culminante será a celebração de missa em sufrágio da alma da Beata Maria de Araújo, às 19 horas na Capela do Socorro. Antes, às 18h30min, haverá concentração e uma caminhada desde a casa onde a beata morreu, na Rua Padre Cícero, 239 até a Capela do Socorro.

Nenhum comentário: