quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Sepultado corpo do ex-atleta e pivô do conflito que resultou na extinção do Icasa 02/01/2014 às 15:00








Demontier Tenório
Lino atuou por Icasa e Guarani (Foto: Demontier Tenório)
Foi sepultado nesta quarta-feira (01) o corpo do ex-atleta de futebol, Antonio Lino da Silva, o Lino, que morreu aos 72 anos em sua residência na Rua Senhora Santana, 432 (Salesianos) em Juazeiro do Norte. Ele atuava como meia-direita e se constituiu num dos mais habilidosos craques do futebol local com passagens pela Seleção de Juazeiro na década de 60, Treze, Guarani de Cirineu, Mormaço, Chagas, Pitaguari e do goleiro Veludo, Icasa onde sagrou-se campeão em 1963 e Ferroviário.

Uma de suas últimas atuações no meio esportivo foi pelo próprio time alviverde na condição de técnico da equipe de juniores quando se tornou o pivô do conflito que resultaria na extinção do Icasa Esporte Clube. Após ser demitido pelo então presidente Kleber Lavor e em busca dos seus direitos, Lino ingressou com ação trabalhista na justiça e a vitória foi na base da revelia. O juiz de então determinou o confisco de rendas em favor do ex-atleta quando o dirigente anunciou a extinção do clube.

Então, Kleber Lavor fez surgir o Juazeiro Empreendimentos Esportivos. A justiça acatou sugestão do advogado do reclamante e entendeu ser àquela equipe sucedânea do Icasa não demorando a autorizar novos confiscos das rendas. Todavia, o Juazeiro não caiu na graça do torcedor só resistindo dois anos no Campeonato Cearense e terminou rebaixado. Foi quando o empresário Zacarias Silva voltou à cena, negociou com Lino e criou a Associação Desportiva Recreativa e Cultural (Icasa) em janeiro de 2002.

Lino nasceu no dia 23 de setembro de 1941, data consagrada à São Lino que foi a razão do seu nome. Ele, também, teve uma passagem pela arte da xilogravura quando trabalhou na gráfica de seu pai, o conhecido poeta cordelista José Bernardo da Silva, fundador da Lira Nordestina. Em 1962, publicou o álbum "A vida do Padre Cícero gravada por Lino". Depois que se aposentou ainda chegou a ocupar a função de motorista de taxi por algum tempo.

Nenhum comentário: