terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Agência revela ´retoque´ em fotos de Fidel para esconder aparelho auditivo










Acima, à esquerda: imagem original, feita pelo fotógrafo Alex Castro, mostra a presidente argentina com o líder cubano Fidel Castro e sua esposa, Dalia Soto del Valle, durante encontro privado em 26 de janeiro de 2014 em Havana, Cuba (Foto: AP)
A agência de notícias Associated Press informou que vai apagar de seus arquivos sete fotos do ex-líder cubano Fidel Castro que teriam sido "alteradas digitalmente" pela agência cubana que forneceu o material original.

As fotos captadas pelo filho de Castro, Alex, e posteriormente comercializadas pela agência estatal Estudios Revolución, teriam sido manipuladas para apagar um aparelho auditivo que Fidel estaria usando.

As imagens foram feitas no mês passado durante a reunião Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos), em Cuba.

Em comunicado, a AP disse que as imagens teriam de ser eliminadas de seus arquivos porque violam seus padrões de qualidade.

"Nós concluímos que algumas imagens de Fidel Castro foram manipuladas. A remoção de elementos de uma fotografia é totalmente inaceitável e uma clara violação dos padrões da AP", afirmou o vice-presidente e diretor de fotografia da agência, Santiago Lyon.

As regras da AP estipulam que fotos devem retratar a realidade e não podem ser alteradas para acrescentar ou subtrair elementos.

O governo cubano não reagiu à decisão da AP.
Raras apariçõesDurante uma análise das últimas fotos de Fidel, editores notaram uma diferença em relação às que haviam sido veiculadas antes de janeiro.

Nas imagens mais antigas, era possível ver um pequeno fio transparente dentro da orelha do ex-líder cubano, que depois desaparece de imagens em que ele aparece ao lado do presidente equatoriano Rafael Correa, em encontro na Celac.

A agência solicitou os originais de Alex Castro, o que permitiu comprovar a manipulação. O filho de Fidel, que faz a maioria das fotos do pai desde que este deixou a Presidência do país, em 2006, disse que não sabia que seu material tinha sido alterado.

As imagens não chegaram a ser distribuídas pela AP, mas uma revisão de outras fotos feitas durante a Celac, incluindo uma do encontro entre Fidel e a presidente argentina Cristina Kirchner, apresentaram as mesmas anomalias.

As fotos foram amplamente distribuídas pela AP e outras organizações de mídia. A agência ainda anunciou que vai rever cerca de 150 fotos recentes do líder comunista.

Desde que passou a Presidência cubana ao irmão Raúl, Fidel Castro fez poucas aparições públicas. Em janeiro ele apareceu em público pela primeira vez em nove meses.

Fonte: BBC Brasil

24 assassinatos no fim de semana na Grande Fortaleza









Na manhã de ontem, um homem foi morto a pauladas e pedradas em casa, no Pan-Americano (Foto: Alex Costa)
Vinte e quatro pessoas foram assassinadas durante o fim de semana na Grande Fortaleza, conforme a reportagem checou junto aos registros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Perícia Forense (Pefoce) e delegacias que tiraram plantões entre as 18 horas de sexta-feira última (7) e a madrugada de ontem.

Dos 24 casos, seis ocorreram na sexta-feira, sete no sábado e 11 no domingo. Na Capital, foram 16 homicídios nos seguintes bairros, Jardim das Oliveiras (3 casos), Barra do Ceará (2 casos), Pan-Americano, Barroso, Planalto Ayrton Senna, Couto Fernandes, Dionísio Torres, Edson Queiroz, Granja Lisboa, Otávio Bonfim e Sabiaguaba.

Na zona metropolitana foram anotados oito homicídios, distribuídos da seguinte forma; Caucaia (2), Maracanaú (2), Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Cascavel. Entre os casos, um duplo homicídio na Rua Frei Caneca, no Jardim das Oliveiras, sendo as vítimas identificadas como Stênio Alves de Freitas e Francisco Flávio Pinheiro da Silva, ambos atingidos a tiros.

Na manhã de ontem, mais dois assassinatos na Capital, um no Conjunto Palmeiras e outro no Pan-Americano. Do dia 1º de fevereiro até a noite de ontem (10) já haviam ocorrido 85 homicídios na Grande Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: