terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Seminário discute rumos da Universidade Regional do Cariri: 18/02/2014








URCA deverá realizar concurso público ainda em 2014, de acordo com o governador Cid Gomes (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)
Após ouvir as demandas dos docentes, discentes e servidores da Universidade Regional do Cariri (Urca), durante realização do seminário “O papel das universidades estaduais frente ao desenvolvimento do Estado do Ceará”, o governador Cid Gomes acenou para a realização de um concurso público ainda para 2014. Na ocasião, ele também anunciou um investimento na ordem de R$10 milhões para melhorias na estrutura do prédio.

O governador avaliou que ainda não é possível garantir que o governo atenda todas às reivindicações apresentadas ao Estado cearense. Mas, destinará cerca de R$ 10 milhões para melhorias na estrutura de prédio. Segundo ele, com o crescimento dos investimentos federais para o desenvolvimento do ensino superior no Ceará, outros níveis educacionais passaram a exigir maior atenção por parte da gestão estadual. “Nós assumimos esse papel até o momento em que o governo federal começou a investir fortemente na educação em nível superior. Desta forma, agora, há a necessidade de melhorias naquilo que é de responsabilidade do Estado, que é a educação de nível médio”, disse.

Ele também ressaltou dois pontos prioritários para a construção de um modelo mais eficaz de ensino. “É preciso que se cumpra
o compromisso da realização do concurso público para professores e servidores, que, hoje, representa uma carência superior a 200 vagas.. O governo precisa entender que não há educação de qualidade sem maiores investimentos”, observou.

Na avaliação dos professores que integram Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (Sindurca), a presença do governador pode estabelecer melhorias à universidade. Durante o evento, grupos de trabalho discutiram os temas relacionados ao financiamento e autonomia universitária; formas de acesso à universidade, políticas de apoio e assistência estudantil; infraestrutura, consolidação e expansão da Urca; políticas de pessoal técnico-administrativo; políticas de pessoal docente; unidades descentralizadas. Ao final do Seminário, um documento contendo o resultado das discussões foi elaborado para ser encaminhado ao Governo do Estado.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: