domingo, 13 de maio de 2012

Membro do Conselho de Paz afegão é morto a tiros


Cabul, 13 mai (EFE).- Um destacado membro do principal órgão negociador entre a insurgência e o Governo afegão, Arsalá Rahmani, foi assassinado neste domingo a tiros em Cabul, informou à Agência Efe uma fonte da Polícia.
O fato aconteceu de manhã (hora local) quando o homem ia para seu escritório no oeste da capital afegã e foi baleado por três desconhecidos de dentro de um carro, que conseguiram fugir, segundo o porta-voz da Polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.
Rahmani fazia parte do grupo de ex-líderes talibãs que tinham se unido aos esforços negociadores impulsionados pelas autoridades de Cabul e conduzia o diálogo para a transferência para prisões afegãs de presos talibãs nas mãos dos EUA.
O homem, que foi vice-ministro de Educação no Governo do mulá Omar, se uniu ao Conselho de Paz desde sua criação em 2010 e era uma das principais vias de aproximação entre o atual Executivo e a cúpula talibã, pouco disposta a negociar com Cabul.
A mostra mais evidente dessa rejeição ao órgão negociador afegão foi o assassinato mediante um atentado suicida do chefe do Conselho, o ex-presidente Burhanudin Rabbani, em setembro do ano passado em sua residência da capital afegã.
Os talibãs se mostraram sempre reticentes a negociar com o Governo presidido por Hamid Karzai, a quem consideram uma marionete dos interesses estrangeiros no Afeganistão. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados
Por EFE Brasil, EFE Multimedia,
Saraiva Da Nova 105 FM                  




Presidente Dilma aprova lei para criação do Dia Nacional da MPB

A lei já entrou em vigor e inclui a data no calendário comemorativo do país
Foto divulgação
Mais uma boa notícia para os fãs da MPB. A partir deste ano, eles já podem comemorar oficialmente o Dia Nacional da Música Popular Brasileira. A lei, sancionada quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff, já entrou em vigor e inclui a data no calendário comemorativo do país.
O dia, 17 de outubro, não foi escolhido por acaso, pois nele nasceu a pianista e regente Chiquinha Gonzaga (1847-1935), reconhecida como a primeira compositora popular do Brasil. Portanto, o Dia Nacional da MPB presta também uma homenagem à artista carioca. Chiquinha tornou-se conhecida por transitar entre ritmos como o choro, o tango e as marchinhas, além de contemplar nas suas canções o diálogo entre o erudito e o popular.
Correio da Bahia

Nenhum comentário: