No fim da tarde de ontem, um micro-ônibus da linha Edson Queiroz/Centro foi incendiado (Foto: Igor de Melo)
No primeiro dia de greve de motoristas e cobradores, um ônibus da linha Edson Queiroz/Centro foi incendiado, no bairro Edson Queiroz. Não havia passageiros no coletivo. A Polícia investiga o crime, que ocorreu no fim da tarde ontem.
De acordo com informações apuradas pelo O POVO, o motorista que dirigia o micro-ônibus teria relatado a policiais que homens em três carros se aproximaram e atearam fogo ao micro-ônibus, que pertence à empresa Via Urbana e estava parado no fim da linha.
A companhia, entretanto, tem uma versão diferente. Nela, apenas dois homens, em uma moto preta, teriam praticado o delito. Segundo a Via Urbana, a mesma moto preta teria sido vista no último domingo, no bairro Siqueira, quando outro veículo também foi incendiado.
Ônibus depredados
Na tarde de ontem, O POVO percorreu ruas do Centro e observou coletivos com pneus furados na rua General Sampaio e na avenida Imperador. A equipe contou oito veículos nessa situação.
Motoristas contaram que, ao estacionar na parada para passageiros, cerca de dez homens os obrigavam a descer. Segundo relatos de três condutores, eles furavam o pneu e roubavam as chaves.
Em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), após ter o pneu furado, um motorista correu atrás do homem que lhe havia roubado a chave e conseguiu reavê-la “Ele jogou a chave nas caixas d’água e pediu desculpas, mas não reconheci quem era”, disse o trabalhador, que preferiu não se identificar.
Com a falta de coletivos, usuários de transporte que estavam no Centro caminhavam até paradas de ônibus próximas. Esse foi o caso da dona de casa Solange Souza, 28, e da desempregada Patrícia Vieira, 23. O relógio marcava 16h30min e elas aguardavam a chegada do coletivo há 1h30min.
“Tinha de ir buscar duas crianças na escola, no Planalto Ayrton Senna. A aula deles termina agora, às 16h30min. Mas não sei que horas vou chegar lá”, lamentou Solange. Por ter no bolso apenas o dinheiro certo para a passagem, ela descartou a possibilidade de apanhar um mototáxi.
Na avenida Imperador, ônibus com os pneus furados causavam engarrafamentos. Um funcionário da Via Urbana comunicou que foi enviado pela empresa, com outros quatro colegas, para colaborar com a resolução dos problemas relativos aos pneus furados e às chaves roubadas. Ele carregava uma mochila “com umas 300 chaves” e as testava até que uma funcionasse. “Isso é para que os ônibus possam voltar a rodar”, justificou.
Às 18 horas, horário de pico, muitos passageiros recorreram ontem a caronas, topiques e transportes clandestinos.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário