A Associação Engenho do Lixo, deste município, está
realizando parcerias com grandes instituições no intuito de recolher o
lixo reciclável. Além do recolhimento de papelão, plástico e de outros
materiais, a entidade iniciou o recolhimento do óleo utilizado no
supermercado de um centro de compras da cidade, e vai reencaminhar para
as fábricas, onde serão reaproveitados na produção de sabão.
Somente no mês de janeiro foram recolhidos cerca de 4 toneladas de papelão e quase 100 litros de óleo. Uma das parcerias é com o Cariri Garden Shopping, que adotou o conceito Garden, presente não só na identidade visual dos centros de compras da Tenco Shopping Centers, como também em ações concretas de sustentabilidade. Seguindo a proposta de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, o empreendimento comemora a parceria com a Associação.
A parceira do empreendimento vem sendo efetivada desde o ano passado. A entidade atua na área de preservação ambiental e coleta de lixo para reciclagem. O material recolhido beneficia cerca de 21 catadores, com perspectiva de ampliar o número de participantes. Para se ter uma ideia dos números, apenas no mês de dezembro foram coletados mais de 16 toneladas de papelão e plástico de todas as lojas.
Segundo o gerente de operações do Cariri Garden Shopping, Daniel Godoy, a parceria com a Cooperativa vem para reforçar o conceito Garden do grupo Tenco no empreendimento, visando sempre melhorias ambientais para regiões de atuação. "Estamos dando um destino final ambientalmente correto ao lixo reciclável gerado pelo shopping. Conscientizando todos nossos colaboradores da importância da reciclagem, capacitando-os e com adequações das estruturas físicas do empreendimento, distribuindo lixeiras para coleta de recicláveis, central de triagem e abrigos para armazenamento. Todo esse processo facilitou nossa operação que anteriormente era prejudicada com o grande volume de lixo acumulado", destaca o executivo.
"Essa passa a ser uma das importantes parcerias da nossa entidade, com um material bom de fazer a coleta, por estar limpo, e também de forma permanente", afirma Franciso Alvino, presidente da entidade e reconhecido em todo o Estado pelas ações voltadas à preservação do Rio Salgadinho, além do plantio de mudas na cidade, executado pelos próprios catadores que fazem parte da associação.
Ele destaca ainda a importância das empresas em reconhecer a ação dos recicladores, que dão um destino correto a todo o material repassado. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do material é dividido entre os próprios catadores. Para o gerente de marketing do shopping, Eduardo Duffles, iniciativas desse gênero são sempre importantes, e quem ganha principalmente é a natureza e a própria sociedade, com a preservação do meio ambiente e encaminhamento correto do lixo.
O conceito Garden é um posicionamento adotado pela Tenco Shopping Centers em seus empreendimentos baseado no tripé da sustentabilidade, ou seja, de projetos economicamente viáveis (com geração de empregos, impostos, rentabilidade para lojistas e investidores); ecologicamente corretos (iluminação natural, tratamento de esgotos para reutilização da água para ar condicionado, limpeza e irrigação); e socialmente justos (respeito aos valores culturais e sociais de cada região, projeto arquitetônico com acessibilidade, family room e projeto de treinamento e formação profissional de jovens das localidades onde os shoppings são implantados para que possam trabalhar no empreendimento).
Para Daniel Godoy, esse novo olhar sobre o segmento de shopping centers é uma inovação da Tenco que derruba a barreira que ainda existe entre consumo e sustentabilidade, promovendo a consciência ambiental entre consumidores, fornecedores e também lojistas.
O conceito Garden também está na identidade visual dos shoppings, visando a criação de uma noção de rede, para que empreendedores, lojistas e consumidor possam perceber não só a força do centro comercial como também esta nova atitude em relação à administração de shopping centers. Por isso, desde 2008, conforme o gerente de operações, todos os projetos do Grupo ganharam um novo conceito visual. Eles passaram a ter o Garden no nome, como por exemplo, o Amapá Garden Shopping em Macapá (AP), o Via Vale Garden Shopping em Taubaté (SP) e o Arapiraca Garden Shopping, em Arapiraca (AL). O trabalho do Engenho do Lixo, de acordo com Alvino, ganha em expansão e possibilita um rendimento maior e permanente para os catadores. Ele disse que essa postura é um incentivo para que outras empresas possam dar um melhor encaminhamento para os resíduos produzidos.
Mais informações:
Associação Engenho do Lixo
Rua Pedro Cruz Sampaio,14
Juvêncio Santana
Juazeiro do Norte
Telefone: (88)8865.4165
Fonte: Diário do Nordeste
Somente no mês de janeiro foram recolhidos cerca de 4 toneladas de papelão e quase 100 litros de óleo. Uma das parcerias é com o Cariri Garden Shopping, que adotou o conceito Garden, presente não só na identidade visual dos centros de compras da Tenco Shopping Centers, como também em ações concretas de sustentabilidade. Seguindo a proposta de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, o empreendimento comemora a parceria com a Associação.
A parceira do empreendimento vem sendo efetivada desde o ano passado. A entidade atua na área de preservação ambiental e coleta de lixo para reciclagem. O material recolhido beneficia cerca de 21 catadores, com perspectiva de ampliar o número de participantes. Para se ter uma ideia dos números, apenas no mês de dezembro foram coletados mais de 16 toneladas de papelão e plástico de todas as lojas.
Segundo o gerente de operações do Cariri Garden Shopping, Daniel Godoy, a parceria com a Cooperativa vem para reforçar o conceito Garden do grupo Tenco no empreendimento, visando sempre melhorias ambientais para regiões de atuação. "Estamos dando um destino final ambientalmente correto ao lixo reciclável gerado pelo shopping. Conscientizando todos nossos colaboradores da importância da reciclagem, capacitando-os e com adequações das estruturas físicas do empreendimento, distribuindo lixeiras para coleta de recicláveis, central de triagem e abrigos para armazenamento. Todo esse processo facilitou nossa operação que anteriormente era prejudicada com o grande volume de lixo acumulado", destaca o executivo.
"Essa passa a ser uma das importantes parcerias da nossa entidade, com um material bom de fazer a coleta, por estar limpo, e também de forma permanente", afirma Franciso Alvino, presidente da entidade e reconhecido em todo o Estado pelas ações voltadas à preservação do Rio Salgadinho, além do plantio de mudas na cidade, executado pelos próprios catadores que fazem parte da associação.
Ele destaca ainda a importância das empresas em reconhecer a ação dos recicladores, que dão um destino correto a todo o material repassado. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do material é dividido entre os próprios catadores. Para o gerente de marketing do shopping, Eduardo Duffles, iniciativas desse gênero são sempre importantes, e quem ganha principalmente é a natureza e a própria sociedade, com a preservação do meio ambiente e encaminhamento correto do lixo.
O conceito Garden é um posicionamento adotado pela Tenco Shopping Centers em seus empreendimentos baseado no tripé da sustentabilidade, ou seja, de projetos economicamente viáveis (com geração de empregos, impostos, rentabilidade para lojistas e investidores); ecologicamente corretos (iluminação natural, tratamento de esgotos para reutilização da água para ar condicionado, limpeza e irrigação); e socialmente justos (respeito aos valores culturais e sociais de cada região, projeto arquitetônico com acessibilidade, family room e projeto de treinamento e formação profissional de jovens das localidades onde os shoppings são implantados para que possam trabalhar no empreendimento).
Para Daniel Godoy, esse novo olhar sobre o segmento de shopping centers é uma inovação da Tenco que derruba a barreira que ainda existe entre consumo e sustentabilidade, promovendo a consciência ambiental entre consumidores, fornecedores e também lojistas.
O conceito Garden também está na identidade visual dos shoppings, visando a criação de uma noção de rede, para que empreendedores, lojistas e consumidor possam perceber não só a força do centro comercial como também esta nova atitude em relação à administração de shopping centers. Por isso, desde 2008, conforme o gerente de operações, todos os projetos do Grupo ganharam um novo conceito visual. Eles passaram a ter o Garden no nome, como por exemplo, o Amapá Garden Shopping em Macapá (AP), o Via Vale Garden Shopping em Taubaté (SP) e o Arapiraca Garden Shopping, em Arapiraca (AL). O trabalho do Engenho do Lixo, de acordo com Alvino, ganha em expansão e possibilita um rendimento maior e permanente para os catadores. Ele disse que essa postura é um incentivo para que outras empresas possam dar um melhor encaminhamento para os resíduos produzidos.
Mais informações:
Associação Engenho do Lixo
Rua Pedro Cruz Sampaio,14
Juvêncio Santana
Juazeiro do Norte
Telefone: (88)8865.4165
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário