quinta-feira, 16 de maio de 2013

Caso Luis do Celso: Juíza condena acusados à 26 e 29 anos de prisão



Por: Wilrismar Holanda Em: 15/05/2013
  • Clique para AmpliarAcusados de latrocínio condenados a penas de 26 e 29 anos de prisão em Tauá.
  • A Juíza que responde pela 2ª Vara da Comarca de Tauá, Dra. Ana Célia Pinho Carneiro, condenou à quase 30 anos de prisão, dois réus acusados de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), ocorrido no dia 17 de junho de 2012, na residência de Nº 429, da Rua Chico Tetê, no Bairro José Ózimo, contra o aposentado Luis Leite  Mendonça (conhecido por Luis do Celso), que na época tinha 64 anos de idade. Ele era solteiro e morava sozinho quando naquela data entre 20h e meia noite, foi vítima do crime.
    Luis tinha sido visto pela última vez com vida pelos familiares por volta do meio dia de domingo, 17, na hora do almoço. Há quem diga que ele também teria sido visto na noite do domingo, na calçada de sua residência, por volta das 19 horas e 30 minutos. Daí em diante não se sabe mais o que aconteceu.
    No dia seguinte, por volta das 18h o aposentado foi encontrado sem vida na casa onde morava com pelo menos três golpes na cabeça provocados por um objeto cortante possivelmente um machado ou facão. Na carteira do aposentado, a perícia encontrou 22 reais.
    Em depoimento, os familiares afirmaram que ele costumava guardar em casa quantias em dinheiro e acredita-se que cerca de cinco mil reais tenham sido levados pelos  executores.
    INQUÉRITO – Na noite em que o corpo foi encontrado, o Delegado Regional de Polícia Civil de Tauá, Dr. Osmar Berto Silva Torres, iniciou os primeiros levantamentos sobre o caso e depois de uma profunda investigação representou pelo pedido de prisão de duas pessoas.
    No dia 05 de julho de 2012 menos de um mês após o crime,  os indiciados  foram presos, Michel Pereira Da Silva e José Loiola De Araújo (vulgo Nenen Grande), acusados de executar o aposentado. A prisão em caráter temporário foi convertida em preventiva depois da conclusão do inquérito que apurou crime. Durante as investigações algumas pessoas que foram ouvidas contaram à Polícia que na data do crime, os dois acusados foram vistos por volta de meia em um prédio em construção na Rua Nenen Borges, supostamente repartindo o produto do roubo.
    CONDENAÇÃO - Praticamente um ano após o crime, a Juíza que responde pela 2ª Vara da Comarca de Tauá, Dra. Ana Célia Pinho Carneiro julgou procedente a de denúncia ministerial para condenar os réus Michel Pinheiro Da Silva e José Loiola De Araújo (Nenen Grande), nas penas do Artigo 157 do CPB.
    A Juíza entendeu que a culpabilidade dos réus está evidenciada determinando condenação dos dois, com a pena base sendo fixada em 22 anos 10 meses e 8 dias de reclusão. Como a vítima era maior de 60 anos, a pena foi majorada para 26 anos 7 meses e 29 dias de reclusão, no caso do Michel. Já o Nenen Grande por ser reincidente, teve a pena majorada em 28 anos 5 meses e 20 dias de prisão.
    Os dois encontram-se recolhidos ao presídio Público de Tauá.
    Assalto a banco em Monsenhor Tabosa
    A agência do Banco do Brasil do Município de Monsenhor Tabosa, próximo à Boa Viagem, foi assaltada por volta das 13:30h desta terça-feira, 14. A ação foi rápida e precisa. Não se sabe o valor em dinheiro que os assaltantes levaram da agência.

    Segundo informações de populares que estavam na agência e nas proximidades relataram que a ação foi executada por quatro ele elementos, que andavam em um automóvel Fiat Uno de cor preta. Pararam em frente ao Banco e dois desceram do carro e entraram na agência, enquanto que os outros dois esperaram dentro do automóvel. Em poucos minutos a dupla saiu da agência com um saco cheio, que se supõe com dinheiro. Em seguida o bando seguiu no veículo e deixou a cidade em direção a Ladeira dos Macacos e Cruzeta. Levaram um funcionário como refém, que foi liberado na Ladeira dos Macacos, zona rural.

    A Polícia Militar mobilizou o efetivo policial da região e segue em diligência na tentativa de localizar os assaltantes.

    Ano passado, em abril a agência foi assaltada, quase nesse mesmo horário, quando cinco homens, armados com pistolas e uma carabina calibre 12 (escopeta) levaram todo o dinheiro que havia no cofre.

    Tauaense morre no IJF
    Faleceu no início da madrugada desta terça-feira, 14, quando estava internado no IJF em Fortaleza, o agricultor JOSÉ ALVES DE SOUZA, 55 anos, que desde o dia 27 de abril estava internado no Instituto José Frota, após sofrer uma queda de moto próximo a Localidade de Pendência na Região do Trici, na Zona Rural de Tauá. 

    No início da noite do dia 27 de abril, o agricultor deu entrada em estado grave no setor de emergência do Hospital Dr. Alberto feitosa Lima, onde a equipe médica de plantão constatou TCE grave (traumatismo craniano encefálico), e naquela mesma noite houve a transferência para o Frotão em Fortaleza.

    Depois de 18 dias de internamento o agricultor não resistiu e veio a óbito. O translado do corpo está sendo feito para Tauá.

    Traficante preso em Novo Oriente
    ma investigação que vinha sendo feita pelo Delegado Municipal de Novo Oriente, Dr. Jéferson, colocou mais um traficante na cadeia. O fato se deu por volta das 17:40h quando foi preso por tráfico de drogas na Rua Juscelino Kubscheck, Centro de Novo Oriente, DINO MARTINS ALVES, nascido em 27/12/1983, natural de Crateús, gesseiro, residente na citada rua. 

    Quando a Polícia chegou na residência do traficante, ele fechou o portão e tentou fugir pelos fundos da casa, maiss como o imóvel já estava cercado, ele não teve como escapar e acabou preso.

    No interior da residência a Polícia apreendeu 352 pedras de crack, 1 tijolo de macnha, pesando 85 gramas, 70 papelotes de maconha em torno de 169,20 gramas, e ainda uma outra pedra de crack, e um pacote de cocaína. Foram apreendidos R$ 9.892,00, uma moto Honda XRE 300 placa OSA 9632 de cor branca e um carro Peugeot branco de placas OIC 0337. Ao mesmo foi conduzido para Crateús onde foi autuado por tráfico de drogas.

    Acidente em Independência mata tauaense
    Um acidente grave ocorrido por volta das 11:30h desta segunda-feira, 13, provocou a morte do tauaense FRANCISCO EVANDRO LUCAS, solteiro, agricultor, 31 anos, filho de José Lucas, e Luísa de Andrade Lucas, residente na Vila Nova em Tauá. 

    A vítima trafegava na BR 226 em uma motocicleta Honda 125 de cor verde ano 1997-98, placa HWD 7470-Crateús-CE e no trecho entre Independência e Cruzeta, colidiu com a traseira do veículo GM S 10 Colina 4x4, cor prata ano 2011, placas OCO 4734-Fortaleza, que estava sendo conduzido pelo FRANCISCO UMBELINO DA SILVA, nascido em 08/12/1960, natural de Fortaleza, habilitado, casado, residente na Rua São Francisco, 549 no Bairro Bom Sucesso na capital cearense.

    Após o acidente, o motorista do carro permaneceu no local e tomou as providências cabíveis no sentido de socorrer a vítima que não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia foi informada e os policiais militares Sargento Almeida, Araújo, Clandier, Silva e D. Campos, fizeram os levantamentos necessárias com relação ao fato.

    A Delegacia de Polícia Civil de Independência através do Inspetor Mardonio entrou em contato com a Base do Pró-Cidadania de Tauá, pedindo o acionamento do Rabecão. O IML de Canindé foi avisado sobre a ocorrência.

    Tauaenses morrem em outros Estados
    Dois tauaenses faleceram nessas últimas 24h em outros Estados. Marcelo Ernandes Bezerra, 29, casado, filho do casal Antonio Cazuza e Marina Fernanda Moura, residente na Rua Bernardo de Castro, morreu em São Paulo devido a problemas cardíacos. O corpo será trasladado nesta terça-feira, 14, para Tauá onde será velado na citada rua, casa Nº 394. 

    Em Goiânia, faleceu na tarde desta segunda-feira, 13, o sr. Miguel do Ó de Sena, que já enfrentava problemas de saúde. Ele possui familiares nos Distritos de Tricy e Santa Tereza e o corpo será sepultado na capital goiana nesta terça-feira, 14.


    Repórter Lindon Jonhson

Nenhum comentário: