Adolescente de 14 anos morreu por Influenza B em competição de basquete.
Todo o time está sendo monitorado pela Saúde de Castro, no Paraná.
Time
Caramuru Basquete, de Castro, nos Campos Gerais, jogava em Toledo, no
oeste do Paraná, pelo Campeonato Paranaense de Basquetebol (Foto:
Divulgação/Prefeitura)
Três atletas de Castro,
na região dos Campos Gerais do Paraná, que jogavam no Campeonato
Paranaense de Basquetebol, em Toledo, no oeste do estado, estão com o
vírus da gripe Influenza B, segundo boletim divulgado pela Secreta
Estadual da Saúde (Sesa). O vírus é o mesmo que causou a morte da
companheira de time Flávia Vitória de Castro, de 14 anos, no sábado (3).
O resultado do exame foi confirmado pela Sesa na tarde de segunda-feira
(5).De acordo com a prefeitura de Castro, as atletas estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, assim como toda a equipe que viajou para o torneio. A prefeitura ainda informa que as adolescentes que não estão com sintomas de gripe também estão tomando a medicação. Apesar disso, a orientação da secretaria é para que todos os integrantes do time fiquem em casa até o fim de semana, para evitar contaminação.
Gripe do vírus Influenza B causou a morte de Flavia,
segundo Sesa (Foto: Divulgação/Caramuru)
Na quarta-feira (31), a equipe viajou para Toledo
para participar do torneio. De acordo com o técnico Renato Cordeiro,
Flávia Vitória viajou com sintomas de gripe, mas jogou a primeira
partida. “Nos demais jogos, preferi poupá-la porque estava se sentindo
mal”, conta. Segundo ele, na sexta-feira (2), ela reclamou de dores nas
costas e foi levada ao hospital.segundo Sesa (Foto: Divulgação/Caramuru)
O pai de Flávia, Neri Anacleto, disse que o quadro se agravou rapidamente e a atleta precisou ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Foi tudo muito rápido. Em questão de cinco ou seis horas, o caso foi evoluindo até ela ter uma infecção generalizada e falecer”, afirma. Flavia morreu por volta das 18h de sábado, de acordo com o pai.
Anacleto conta que Flávia teve convulsão em um campeonato de handebol disputado também em Toledo, no mês de julho. Quando surgiu o torneio de basquete, mesmo com gripe fraca, a filha pediu para viajar. O pai explica que autorizou a viagem por ela dizer que estava feliz com o time. “A paixão dela era o basquete”, conta.
A Federação Paranaense de Basquetebol, por orientação da 20ª Regional de Saúde, cancelou o campeonato que seria realizado até 4 de agosto.
Boletim da gripe
Junto ao resultado do exame, a Sesa também divulgou um novo boletim da gripe no estado. Mais duas pessoas morreram em Mandaguari, no norte do estado, e em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, entre os dias 12 e 23 de julho.
Sintomas
Os sintomas da gripe são febre alta, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações, calafrio e cansaço. Segundo a Sesa, se houver falta de ar, é sinal de que o caso pode estar se agravando. Imediatamente, o paciente deve recorrer ao atendimento médico.
O tratamento da gripe é feito com o medicamento Tamiflu, que deve ser ingerido nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. No caso da atleta, o remédio foi aplicado tardiamente, em um período de pelo menos 72 horas entre o início dos sintomas e o tratamento, segundo a secretaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário