quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Juazeiro do Norte-CE: Homem é preso durante manifesto de advogados por melhorias no Judiciário


15/08/2013






Demontier Tenório
Cerca de 70 advogados de Juazeiro do Norte, promoveram uma caminhada de protesto na manhã desta quinta-feira entre a Praça José Ilânio Gondim e o Fórum Desembargador Juvêncio Santana (Foto: Chinês/Agência Miséria)









Cerca de 70 advogados de Juazeiro do Norte, sob a liderança da Subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), promoveram uma caminhada de protesto na manhã desta quinta-feira entre a Praça José Ilânio Gondim e o Fórum Desembargador Juvêncio Santana. O manifesto serviu para cobrar melhorias no poder judiciário hoje “abarrotado” com mais de 30 mil processos tramitando somente nas oito varas de Juazeiro do Norte.

O término da caminhada na porta do fórum foi marcado por um incidente diante da manifestação de um homem de Caririaçu que exibia um cartaz dirigindo ofensas ao promotor de justiça, Germano Guimarães Rodrigues. Cícero Edmilson Vitoriano da Silva, de 31 anos, foi preso por solicitação do próprio representante do Ministério Público que estava em audiência e foi avisado do manifesto individual. "Dr. Germano Promotor de Justiça de Juazeiro e Caririaçu. Peça pra cagar e saia .Você não quer mandar o prefeito João Marcos convocar os concursados do ultimo concurso de Caririaçu. Só faz audiência pra tomar café e bater papo. És covarde e mancha a justiça da região do Cariri",estampava o cartaz.

Cícero Edmilson Vitoriano da Silva, de 31 anos, foi preso por solicitação do próprio representante do Ministério Público (Foto: Roberto Bulhões)

Inclusive, advogados já o tinham advertido sobre as suas ofensas gratuitas a uma autoridade com palavras de baixo calão contra o promotor e que a atitude nada tinha a ver com os objetivos da caminhada. Todavia, Vitoriano não se intimidou e seguiu em frente na direção do fórum. Quando o promotor leu o texto, deu voz de prisão ao manifestante o qual foi levado por policiais militares à Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Quanto aos advogados, o presidente da Subsecção da OAB/Juazeiro, Clauver Barreto, já tinha comparecido esta semana na Câmara Municipal quando convocou os vereadores a engrossarem fileiras nas reivindicações. Ele explicou que as dificuldades são muitas causando prejuízos tanto a prestação jurisdicional quanto ao exercício da advocacia no Cariri e no Ceará. No fórum, o presidente protocolou requerimento endereçado ao Tribunal de Justiça com as reivindicações.

Ele considerou como mais urgente a criação de mais um Juizado Especial Cível e Criminal com o objetivo de desafogar o atual que encontra-se inviável. São mais de 6 mil processos sob a responsabilidade do único juiz Giacumuzaccara Leite Campos. A OAB pleiteia ainda a ampliação no número de varas nas comarcas do Cariri, principalmente em Juazeiro e o consequente aumento no número de serventuários da justiça que é bastante reduzido.

Nenhum comentário: