A nova resolução também prevê uma queda do VU-M – tarifa que uma operadora paga a outra pelo uso de sua rede móvel
Brasília, 25/01/2012 - O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou, nesta terça-feira (24), o reajuste das chamadas de telefone fixo para celular. Portanto, já a partir do próximo dia 24 de fevereiro, os usuários devem perceber uma redução de cerca de 10% nas tarifas telefônicas desse tipo de chamada. A nova resolução também prevê uma queda do VU-M – tarifa que uma operadora paga a outra pelo uso de sua rede móvel.
A diretora do Departamento de Serviços e de Universalização de Telecomunicações do MiniCom, Miriam Wimmer, explica que uma grande parcela da tarifa cobrada pelas chamadas fixo-móvel é direcionada às prestadoras de telefonia móvel. “Sempre que uma prestadora se conecta à rede de outra para terminar suas chamadas, ela precisa pagar por isso”, afirma. No entanto, segundo a diretora, o objetivo inicial deste repasse era estimular a expansão da telefonia móvel no Brasil. “Com o grande crescimento da telefonia celular no país, esse valor precisou ser revisto”, conclui.
A Anatel também aprovou o plano de reajustes da tarifa até 2014, com a redução gradual dos valores cobrados por minuto de fixo para móvel. Sem o novo regulamento, o valor continuaria sendo reajustado, a cada ano, pelo Índice Setorial de Telecomunicações. Já com a mudança, a expectativa é que o preço caia cerca de 20% nos próximos três anos.
A resolução já havia sido aprovada pela Anatel em outubro do ano passado, mas uma liminar obtida na Justiça pela empresa Oi/Telemar impedia a agência de homologar o reajuste – o que foi possível ontem, após o TRF da 2ª Região, a pedido da Advocacia-Geral da União, cassar a liminar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário