quarta-feira, 6 de março de 2013

SEMANA DA MULHER: MARIDO CIUMENTO ESFAQUEIA MULHER NA FRENTE DOS FILHOS


 Ionir Cabral Bonfim, de 33 anos, está internada em estado grave na UTI do hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, desde sexta-feira, quando foi esfaqueada pelo ex-marido, Mauro Neto Grile, de 45 anos.Ionir foi casada com Mauro por 15 anos e está separada há quatro anos, relatou a irmã da vítima. Apesar de separados, Mauro morava em um quarto no mesmo terreno da residência de Ionir. Segundo familiares, eles brigavam constantemente, pois Mauro não queria abrir mão dos bens que eles tinham.
 Por volta do meio-dia de sexta-feira, o ex-casal voltou a discutir. Foi quando Mauro desferiu três facadas em Ionir. A agressão foi presenciada pelo filho dos dois, que conseguiu evitar que o pai continuasse esfaqueando a mãe. A Polícia Militar foi acionada e prendeu em flagrante o agressor

radar64



Homem é morto com tiros de 12 e golpes de faca

 

 

Crime aconteceu em via pública e matadores fugiram em uma moto

aPor: Ellen Melo
Um homem foi morto de forma brutal da pequena cidade de Santa Luzia do Norte, Região Metropolitana de Maceió.
Wellington Cirilo da Silva, 21, foi assassinado na noite da terça-feira, 5, em via pública, no Conjunto Geraldo Bulhões, próximo de onde residia.
Testemunhas revelaram para a polícia que dois homens em uma moto pararam a vítima e após golpea-lo com várias facadas, terminaram o “serviço” o atingido com tiros de espingarda calibre 12.
Parentes de Wellington – inconformados com o crime – disseram que desconheciam se a vítima estava ameaça ou se tinha envolvimento em algum ilicito.

GALERIA DE FOTOS 

Dois jovens assassinados num intervalo de quatro horas em Juazeiro e Barbalha e ex-presidiário morto em Lavras da Mangabeira

 

 

Demontier Tenório
Local onde Romarinho foi baleado (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)
Três homicídios foram registrados de ontem para hoje nos municípios de Lavras da Mangabeira, Juazeiro do Norte e Barbalha na região do Cariri. Num curto intervalo de quatro horas, dois jovens foram assassinados em Juazeiro e Barbalha quando ingeriam bebidas alcoólicas. Por volta das 21h30min de ontem Airton Romário Gonçalves de Lima, de 19 anos, apelidado por Romarinho, foi morto no cruzamento das ruas São Damião e Delmiro Gouveia (Bairro Santa Tereza) em Juazeiro.

Ele morava na Vila Dom Bosco e foi lesionado cm cinco tiros, sendo dois na cabeça, um no tórax e mais um na coxa esquerda por dois homens em uma moto Honda Fan de cor preta. No solo ficaram vestígios de massa cefálica e o mesmo ainda terminou socorrido pelo GSU do Corpo de Bombeiros, mas faleceu no Hospital Regional do Cariri. Segundo testemunhas, Romarinho estava bebendo com alguns colegas quando foi surpreendido com os disparos.

Um colega seu de farra ainda o puxou para tirar da linha de tiros, mas os algozes foram impiedosos praticando o quarto homicídio do mês de março e o 26º do ano em Juazeiro do Norte. Há informações que a vítima seria sobrinha de Hélio da POP assassinado domingo no bairro Pio XII. Segundo a polícia, Romarinho respondia por furto roubo e fugirava em processo como testemunha de um homicídio.

Já por volta de 01h30min desta madrugada no interior do Bar do Jair que funciona na Rua Salamanca, 48 (Bairro Nossa Senhora de Fátima) em Barbalha, foi assassinado o jovem Alex Sandro da Silva Sá, de 26 anos, que residia no Sitio Cabeceiras naquele município. Ele terminou lesionado com um tiro no peito esquerdo, outro no pescoço, uma provável facada no maxilar e morreu no local. Saiu lesionado com um tiro na nádega o cunhado da vítima, Francisco Elvis de Sousa Rocha, de 19 anos.

Este reside, igualmente, no Sítio Cabeceiras e foi socorrido para o Hospital São Vicente de Paulo pelo Sargento Julião e os Cabos Iran e Rodrigues. Segundo testemunhas, as vítimas estavam no estabelecimento quando dois homens chegaram em uma moto atirando. Os Soldados Joel Ferreira, Leonardo e Fernandes isolaram a área do crime e receberam do pessoal do IML (Instituto Médico Legal) um facão, três cartuchos deflagrados e um intacto encontrados com Alex.

LAVRAS DA MANGABEIRA – No início da manhã desta terça-feira foi encontrado no Sítio Palmeiras o corpo do ex-presidiário Evanildo de Freitas Rodrigues, de 31 anos. Ele morava na Rua Padre Raimundo Augusto, 32 (Bairro Cruzeiro) em Lavras da Mangabeira e, segundo o Cabo Primo e o Soldados Santos, apresentava cortes no queixo, na boca, na cabeça e por trás de uma das orelhas, bem como um afundamento craniano acima do olho esquerdo. Segundo a polícia, o mesmo respondia por crime de lesão corporal.
 
 
 

Mossoró-RN: Adolescente é baleado após assalto no Bairro Abolição IV

 

 








J.P.O. de 17 anos, tentou assaltar uma loja de moveis (Foto: O Câmera)
A Central de Operações da Policia Militar registrou na noite de ontem (05) uma tentativa de assalto na Avenida Presidente Costa e Silva no Bairro Abolição IV em Mossoró.

Segundo informações o adolescente J.P.O. de 17 anos de idade, morador da cidade de Itaú, tentou assaltar uma loja de moveis localizada próximo a praça do Bairro. No momento do assalto o menor estava em companhia de outro individuo que fugiu.

O menor estava armado com um revolver que segundo ele jogou fora no momento da fuga. O adolescente já tem passagem por porte ilegal de arma.

Na fuga o menor foi baleado com um disparo na região abdominal, provavelmente pelo seu comparsa. J.P.O foi apreendido e socorrido por uma equipe medica do SAMU para Hospital Regional Tarcísio Maia.

Fonte: O Câmera

´Vá chafurdar no lixo´, diz presidente do STF a repórter

 

 








O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, durante sessão realizada nesta terça (05) na sede da CNJ, em Brasília. (Foto: Beto Barata/Estadão Conteúdo)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, mandou um repórter "chafurdar no lixo" nesta terça-feira (5). Depois divulgou nota em que pediu desculpas aos profissionais da imprensa e afirmou que respondeu de forma "ríspida" por estar tomado por "cansaço e fortes dores".
 
Barbosa saía de reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do qual também é presidente, quando foi abordado pelo repórter Felipe Recondo, do jornal "O Estado de São Paulo".
 
Recondo iniciou uma pergunta: "Presidente, como o senhor está vendo...". Barbosa interrompeu e, em tom alto, disse: "Não estou vendo nada".
 
Depois, na presença de jornalistas de vários veículos, o presidente se voltou para o jornalista, aos gritos: "Me deixa em paz, rapaz. Me deixa em paz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre".
 
O repórter, então, diz: "O que é isso, ministro? O que houve?".
 
Barbosa responde: "Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor".
 
O jornalista tentou mais uma vez conversar com o presidente do tribunal. "Eu tenho que fazer pergunta, é meu trabalho." E Barbosa, gritando, novamente disse: "Eu não tenho nada a lhe dizer. Não quero nem saber do que o senhor está tratando."
 
Depois, do elevador do prédio, Barbosa disse em tom alto: "Palhaço".
 
Os repórteres aguardavam Barbosa na saída do CNJ para perguntar sobre criticas feitas a ele por entidades que reúnem magistrados. As críticas se referiam a uma entrevista dada por Barbosa a correspondentes internacionais, quando o presidente do STF disse que os juízes têm cultura pró-impunidade. Barbosa não é magistrado de carreira, mas sim procurador da República.
 
Jornal não comenta
O diretor de redação do "Estado de S.Paulo" em São Paulo, Ricardo Gandour, disse que é um fato público e não vai comentar o episódio.
 
Nota oficial do STF
Em nota assinada pelo secretário de comunicação do Supremo, Barbosa pediu desculpas e afirmou que se trata de "episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa".


Diz a nota, em sua íntegra:

"Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, peço desculpas aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido hoje, quando após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa.
 
O ministro Joaquim reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia. Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos. Seu respeito pelos profissionais de imprensa traduz-se em iniciativas como o diálogo que iniciará no próximo dia 07 de março, quando receberá em audiência o Sr. Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova Iorque.


Wellington Geraldo Silva
Secretário de Comunicação Social – SCO
Supremo Tribunal Federal"
Fonte: G1

Fortaleza-CE: PM prende gangue e impede chacina

 

 

Fenando Ribeiro
Os sete acusados ainda tentaram escapar do cerco através do mangue. Houve troca de tiros com os policiais militares, mas o grupo acabou sendo capturado na Rua do Prado. Entre eles, havia um garoto de apenas 11 anos. (Foto: Fernando Ribeiro)
Uma gangue formada por sete pessoas, entre elas, um menino de 11 anos e um adolescente de 16, foi capturada, na tarde de ontem, depois de um tiroteio com a PM e tentativa de fuga através do mangue, no bairro Vila Velha (zona Oeste de Fortaleza). Segundo a Polícia, o grupo se preparava para cometer uma chacina naquele bairro. Oito pessoas seriam assassinadas pelos acusados em represália pela morte de um comparsa na manhã de segunda-feira.

Policiais do Serviço Reservado do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) foram deslocados para a área e passaram a investigar os passos da gangue e descobriram que o grupo estava reunido para planejar a morte de oito pessoas naquela comunidade, em revide pelo assassinato do comparsa.

O crime, que seria vingado com a chacina, ocorreu na manhã de segunda-feira, quando o adolescente Emerson da Silva Brito, 14, foi baleado e acabou morrendo na Emergência do ´Frotinha´ de Antônio Bezerra, para onde foi levado pela própria mãe, Janaína Mariano.

O crime colocou em xeque a tranquilidade do bairro, pois, segundo os moradores, foi consequência da rivalidade entre as duas gangues que atuam naquela comunidade, uma delas conhecida como os ´Gafanhotos´ e a outra, ´Turma da V3´ (em referência à Vila Velha III.

"Eles estavam reunidos com as armas já municiadas, e se preparavam para cometer o revide, mas colocamos nossos policiais à paisana e, na hora do cerco, tentaram escapar pelo mangue. Houve tiroteio, mas não conseguiram", disse o major Márcio Oliveira, comandante do Raio.

Conforme o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Geovani Pinheiro, o trabalho do BPRaio evitou a matança. "Certamente, teríamos um derramamento de sangue não fosse a ação rápida do Raio". Ele frisou a determinação do secretário da Segurança Pública, coronel Francisco José Bezerra; e do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, de serem reforçadas as operações para conter os índices de homicídios na Grande Fortaleza.

Arsenal

Em poder do bando, os PMs apreenderam duas pistolas (uma delas de calibre Ponto 40, da Polícia) e três revólveres.

Combate ao tráfico tem sido intenso

Ao lado de bairros como Genibaú, Barra do Ceará, Planalto Ayrton Senna, Bom Jardim, Pirambu e Jangurussu, a comunidade da Vila Velha, localizada na zona Oeste de Fortaleza, vem sendo alvo de constante ação da Polícia Militar (PM), isso porque ali, o tráfico de entorpecentes teima em querer dar as ordens.

Os confrontos entre gangues e os crimes de ´acertos de contas´ entre traficantes e usuários de drogas têm fomentado as estatísticas da criminalidade na RMF.

Segundo a Polícia, a ação constante tem reduzido o poder de fogo dos criminosos, principalmente as operações de saturação e desarmamento realizadas pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e as forças especiais da PM, como o BPRaio e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Os sete suspeitos detidos, ontem, foram encaminhados para o 17º DP (os adultos) e para a DCA (os adolescentes).

NÚMERO

5 armas de fogo estavam em poder dos gangueiros, entre elas, duas pistolas, sendo uma de calibre Ponto 40, que é de uso privativo das forças de Segurança Pública

Fonte: Diário do Nordeste

Crato-CE: Comércio informal deve desocupar ruas até próximo dia 31

 

 

Elizângela Santos
Autoridades da Secretaria do Meio Ambiente e do Ministério Público foram às ruas do Centro para informar aos pequenos vendedores sobre a necessidade de desobstrução das vias. A partir de 1º de março, fica proibido. (Foto: Elizângela Santos)
Iniciada ação educativa com os vendedores ambulantes, no Centro desta cidade, como forma de promover o disciplinamento para desocupação das ruas. O trabalho de orientação quanto à utilização do espaço público contou com a atuação de vários órgãos, através de interferência do Ministério Público. Nos últimos meses, tem aumentado o número de ambulantes nas ruas da cidade. Os comerciantes também foram orientados em relação à ocupação das calçadas com as mercadorias dos seus respectivos estabelecimentos, no intuito de promoverem a retirada dos produtos.

O prazo para que os vendedores saiam da via pública é até o dia 31 de março. A partir do dia 1º será proibida a instalação de barracas nas ruas. A ação começou pela Praça da Sé, seguindo pelas ruas Dr. João Pessoa, Monsenhor Esmeraldo e Coronel Luiz Teixeira, Santos Dumont e José Carvalho. Para o vendedor José Clementino, essa ação pode ser para reorganizar as ruas, mas as pessoas devem ter um lugar para onde ir, que seja adequado para realizarem suas vendas. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a iniciativa tem a finalidade de preparar as pessoas para que possam ter outro espaço de comercialização. Essa orientação é feita por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano da cidade, que está realizando o cadastramento dos comerciantes para tentar alocar as pessoas para os mercados Wilson Roriz e o Walter Peixoto.

O secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Stephenson Ramalho, afirma que é uma atribuição da pasta promover a organização dos espaços urbanos, além de facilitar o trânsito das pessoas nas ruas. "Toda uma estruturação está sendo feita, no intuito de não proporcionar um impacto na vida dessas pessoas, e, com isso, possibilitar que os vendedores se organizem para promover as devidas mudanças", explica. O trabalho está sendo desenvolvido por meio de uma parceria do Demutran, Guarda Municipal, Secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano, Infraestrutura, Vigilância Sanitária, Polícias Militar e Civil, Ministério Público e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Para Mailton de Sousa, administrador dos mercados públicos da cidade, está sendo realizada uma reorganização desses espaços na cidade. O objetivo é possibilitar mais vagas para os vendedores que serão retirados das ruas. Já César Alves, comandante da Guarda Municipal, afirma que no dia 1º haverá a retirada dos vendedores que ainda estiverem nas ruas, atendendo a uma recomendação do Ministério Público, no tocante a desobstrução dos espaços públicos.

Para o desenvolvimento do trabalho, o objetivo foi levar às ruas, para promover o trabalho de orientação, todas as instâncias públicas que tivessem uma relação com o trabalho, incluindo a Secretaria de Segurança Pública. "Na verdade, montamos uma estratégia de trabalho, porque não podemos simplesmente desalojar esse pessoal", afirma.

Para isso, está sendo realizada a visita cautelar, orientando as pessoas e encaminhando para a Secretaria, no intuito de regularizar a situação. O prazo estipulado foi necessário para que todas as pessoas fossem levadas para outros espaços, conforme o comandante. "Será um trabalho de retirada e impedimento de colocações de bancas. Quem estiver no dia 1º são as pessoas que desobedeceram o estabelecido ou simplesmente ignoraram as orientações dadas", diz ele.

O aposentado Francisco Antônio Linard Costa afirma que há muito tempo esperava que uma ação dessa natureza fosse desenvolvida na cidade, já que chegou a presenciar uma pessoa idosa sendo atropelada, em virtude de uma calçada obstruída com material de construção. "Portanto, as pessoas estão colocando a vida das outras em risco", diz.

Segundo o agente do Demutran, Edilson Gonçalves, a maioria dos vendedores está recebendo bem as orientações, mas o intuito do trabalho é conscientizar, para que até o final do mês as ruas estejam desocupadas. "Mesmo que eles não queiram, infelizmente terão que ser retirados da via pública", completa.

Mais informações

Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano
Centro Administrativo
Rua 7 de Setembro, S/N
Região di Cariri
Telefone (88) 3521. 9400

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: